Cultura

ESCRITORA COLOMBENSE LANÇA LIVRO NA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY (FLIP)

Escritora representa Colombo na maior festa literária do Brasil com lançamentos e participação em debate

 

De 11 a 13 de outubro, Daiane Pereira Rodrigues levou a literatura colombense ao palco da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). A autora participou do lançamento de dois livros coletivos e apresentou sua obra individual, além de participar de um debate sobre memória e resistência.

 

Foto: Divulgação

 

A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), reconhecida como o maior evento literário do Brasil, reuniu, de 11 a 15 de outubro, escritores de diversos estados e países na histórica cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Neste cenário de trocas literárias e celebração da diversidade cultural, a escritora colombense Daiane Pereira Rodrigues esteve presente, representando Colombo e consolidando sua voz entre escritoras contemporâneas.

Na sexta-feira, dia 11, Daiane marcou presença com o lançamento das coletâneas É permitido gozar e Um teto todo nosso 3, nas quais contribui, respectivamente, com um conto e como uma das organizadoras. Ambas as publicações, realizadas pela Editora Escritoras Brasileiras, trazem narrativas marcadas pelo olhar feminino sobre a vida cotidiana, o direito ao prazer e o espaço de expressão das mulheres na literatura.

No sábado, dia 12, foi a vez de Daiane lançar seu primeiro livro individual de poemas, intitulado Eu passarinha. O livro, que foi muito bem recebido pela crítica, é descrito como “um convite à introspecção, à reflexão sobre nossas raízes, nossas dores e nossas alegrias. Um lembrete de que a poesia pode ser encontrada nos lugares mais inesperados.” A obra transita entre temas íntimos e universais, trazendo ao leitor a experiência poética de descobrir a poesia na simplicidade do cotidiano.

Encerrando sua participação na FLIP, Daiane integrou, no domingo, dia 13, uma mesa de discussão intitulada “Resistência, Memória e Ditadura na Literatura”, ao lado dos escritores Odair Redondo, Joselma Noal e Marina Ruivo. Durante o debate, a autora abordou sua experiência como tradutora do romance paraguaio O inverno de Gunter, do escritor Juan Manuel Marcos, um marco literário que trata das memórias e cicatrizes deixadas pela ditadura no Paraguai. Daiane enriqueceu a mesa com uma perspectiva crítica sobre o papel da literatura na preservação da memória e na resistência cultural.

Daiane representou a editora Escritoras Brasileiras, de Santa Catarina, que tem como missão promover a publicação de obras escritas por mulheres e fomentar um espaço de acolhimento e troca entre autoras de diferentes gerações e regiões do Brasil. Segundo a autora, a FLIP foi uma oportunidade única para dar visibilidade à produção literária colombense e abrir portas para novas colaborações e projetos.

A presença de Daiane Pereira Rodrigues na FLIP confirma o talento da autora e destaca o município de Colombo no cenário literário nacional. Ela espera inspirar novas gerações de escritores locais a persistirem no sonho da escrita e lembra que as histórias das periferias e cidades pequenas também têm espaço e relevância nos grandes eventos literários do país.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PM ENCONTRA 305 KG DE DROGA EM ESTOFARIA DE CURITIBA

Policiais do BPRONE desmantelam ponto de tráfico disfarçado de estofaria no Sítio Cercado; apreensão soma…

2 dias ago

ATLETAS COLOMBENSES BRILHAM NO MUNDIAL ESCOLAR DE ATLETISMO EM BAHREIN

Representação brasileira na GYMNASIADE 2024 é marcada por conquistas de destaque   O Mundial Escolar…

2 dias ago

PREFEITURA DE COLOMBO REFORÇA: FOGOS AGORA SÓ SEM BARULHO

Medida busca proteger a tranquilidade dos moradores e o bem-estar dos animais da cidade  …

2 dias ago

CAFÉ FILOSOCIOLÓGICO PROMOVE REFLEXÕES CIENTÍFICAS E SOCIOAMBIENTAIS NO COLÉGIO ABRAHAM LINCOLN

Evento interdisciplinar reúne alunos, professores e especialistas em palestras e exposições temáticas   Na última…

2 dias ago

CURITIBA SERÁ SEDE DA MAIOR BIOFÁBRICA DO MUNDO DE MOSQUITOS WOLBITOS PARA COMBATE À DENGUE

Nova unidade está com 35% das obras concluídas e deve produzir cerca de 100 milhões…

2 dias ago

3ª EDIÇÃO DO BAILE DA INTEGRAÇÃO DO IDOSO PROMETE MUITA DIVERSÃO E CONVIVÊNCIA PARA A MELHOR IDADE

Prefeitura de Colombo promove evento para proporcionar lazer, integração e apoio social aos idosos da…

2 dias ago