Categories: Policial

Entrevista com Ten. Cel. Jefferson Silva, comandante do 22º BPM

Desde o mês de novembro de 2019, o tenente-coronel Jefferson Silva está à frente do 22º Batalhão de Polícia Militar (22º BPM), localizado no Palmital. Curiosamente, foi neste mesmo período que o batalhão completou sete anos de operação no município, desde o desmembramento do 17º Batalhão, que atuava em toda a Região Metropolitana de Curitiba, ocorrido em 2012. Responsável pela segurança de treze municípios da Região Metropolitana de Curitiba, o 22º BPM tem como lema a frase em latim Fides, Dedicatio, Animus, Impetus, Cordis. Em bom português, “Honra, Dedicação, Coragem, Força, Coração”. E é com base nestes princípios que o comandante do batalhão busca guiar seu contingente de 435 militares. Na última quinta-feira, 27, após a solenidade de Destaque do Mês de Fevereiro, o comandante, que é policial militar desde 19990, conversou com a reportagem do Jornal de Colombo e comentou sobre seus primeiros meses de trabalho como comandante da unidade.

Jornal de Colombo – Nestes quatro meses de trabalho à frente do Batalhão, qual a avaliação que você faz do período?

Ten. Cel. Jefferson Silva – Nós estamos desde o dia 11 de novembro aqui no 22º Batalhão, sediado aqui em Colombo, com a responsabilidade de guardar treze municípios no total. Desde que assumimos, implementamos algumas modificações, colocando em prática algumas operações, viaturas de forma supletiva para tentar atender melhor a sociedade aqui de Colombo e dos demais municípios de nossa jurisdição.

JC – Nesta semana, a PMPR divulgou que a corporação está tendo os melhores números dos últimos treze anos. Qual a razão para estes dados? 

JS – Como nós estamos implementando algumas mudanças, os números aparecem de forma positiva. Por exemplo, em relação às viaturas, colocando elas em locais estratégicos e em horários em que tem mais índice de ocorrências. Então ,estamos trabalhando de forma inteligente, utilizando as estatísticas. É importante que o cidadão mantenha o contato através do 190 sempre que ocorrer algum problema, pois é através dessas informações que nós aplicamos nosso policiamento, e com isso, trazendo a redução dos índices de incidências de forma geral.

JC – Quais são os planos de implantação de novos projetos dentro do Batalhão?

JS – Nós temos, além dessa questão das viaturas supletivas, um cronograma de operações para esse primeiro semestre que contempla todos os municípios sob o comando do 22º Batalhão, com o apoio da ROTAM do 6º CRPM (Comando Regional da PM), como também do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) e do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas), para aumentar a sensação de seguranças por parte do usuário.

JC – Como destacou no início da entrevista, são 13 municípios que o Batalhão atende. De que forma manter a segurança em uma região tão abrangente?

JS – Trabalhando sempre com o máximo de empenho, cobrando sempre dos policiais para que eles atendam a sociedade paranaense com a melhor presteza e principalmente olhando os números. Nós não temos como trabalhar adivinhando onde irão ocorrer as situações. E sim, estudar as estatísticas e aplicar o policiamento nos horários e locais de necessidade. 

JC – Presenciamos aqui mais uma solenidade de Destaque do Mês. Como você vê esse tipo de ação interna do Batalhão?

JS – É fundamental valorizarmos o nosso profissional. Essa solenidade vem engrandecer o nome daquele policial que é escolhido entre tantos. Serve de incentivo para que todos os policiais busquem ter seu nome reconhecido e colocado como destaque em frente a todos no Batalhão.

JC – Nestes primeiros meses de comando, como o senhor analisa a relação da população com o 22º BPM?

JS – Desde o início procuramos manter as redes sociais do Batalhão sempre ativas, convidamos às pessoas a participarem de nossas solenidades e também sempre estamos participando de eventos culturais e esportivos mostrando para a sociedade, não apenas aqui na sede em Colombo, mas em todos os demais municípios a importância da integração entre Polícia Militar e sociedade. 

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

6 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

10 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

1 dia ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

1 dia ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

2 dias ago