O pedido de notas fiscais está crescendo entre consumidores no Paraná. Dados do Nota Paraná mostram aumento no volume de documentos fiscais emitidos no primeiro trimestre de 2024: 621,4 milhões de notas, 9,84% a mais que no mesmo período do ano anterior, apesar do PIB paranaense ter crescido 5,8% em 2023.
O Programa Nota Paraná tem sido um dos principais incentivos para a exigência da documentação fiscal nas compras. Ele devolve créditos de ICMS e realiza sorteios mensais de prêmios para quem pede CPF na nota. O número de cadastrados no programa continua a crescer, atingindo 5,13 milhões de participantes em maio de 2024, um aumento de 9,4% em relação aos 4,69 milhões registrados no mesmo mês de 2023.
A aposentada Joselina dos Santos é uma entusiasta do programa e recomenda a todos que participem. “A gente recebe uma parte do dinheiro de volta. Eu acompanho o aplicativo para ficar por dentro dos prêmios. Indico para as pessoas”, afirma.
O crescimento na emissão de notas fiscais no Paraná reflete não apenas a expansão econômica, mas também uma mudança cultural na relação dos consumidores com as compras e a importância da formalização fiscal.
Com o Nota Paraná, consumidores que solicitam a inclusão do número de CPF no documento fiscal acumulam créditos e concorrem a prêmios em dinheiro. O cálculo do crédito de cada nota fiscal é feito no terceiro mês após a compra. Para participar dos sorteios, o consumidor deve estar cadastrado no programa. O cadastro é simples e pode ser feito pelo site ou aplicativo do Nota Paraná.