A Embraer anunciou a venda de 20 jatos para a All Nippon Airways (ANA), principal companhia aérea do Japão, em um acordo avaliado em aproximadamente R$ 10 bilhões. O anúncio ocorreu durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país asiático. Além do contrato, avançaram negociações para o uso de combustível sustentável à base de etanol na aviação japonesa e para o desenvolvimento do eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical, conhecido como “carro voador”.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a parceria com o Japão fortalece a presença da Embraer no mercado global. “Essa negociação serve como chancela para novas vendas a outros países. Com isso, precisamos preparar nossa mão de obra e estruturar um grande plano de capacitação para esse novo mercado de trabalho da aviação”, afirmou.

As tratativas sobre o uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) também avançaram. O Brasil pretende fornecer etanol derivado da cana-de-açúcar para substituir parte dos combustíveis fósseis utilizados na aviação japonesa. “Nosso objetivo é que 10% do combustível usado no Japão seja feito de etanol, fortalecendo a indústria sucroenergética brasileira”, ressaltou Costa Filho.

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou o interesse japonês na tecnologia do eVTOL. O modelo, que deve entrar em operação até 2027, é visto como uma solução inovadora para grandes centros urbanos. “É o veículo do futuro, ideal para cidades com trânsito intenso, como Tóquio, São Paulo, Los Angeles e Nova York”, explicou Gomes Neto.

 

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe nas Redes Sociais: