Nas eleições municipais deste ano, 103 dos 5.569 municípios brasileiros poderão realizar um segundo turno para a escolha de prefeito, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. A votação inicial está marcada para o dia 6 de outubro, quando os eleitores também escolherão vereadores e vice-prefeitos.
De acordo com a Constituição Federal e a Resolução TSE 23.734/2024, somente os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter um segundo turno para o cargo de prefeito. Cidades com menos eleitores terão seus prefeitos eleitos no primeiro turno, bastando o candidato receber a maior quantidade de votos válidos. Onde houver segundo turno, a nova votação ocorrerá no dia 27 de outubro.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as 103 cidades com possibilidade de segundo turno somam juntas 60,5 milhões de eleitores, ou 38,8% do eleitorado nacional. O Brasil possui, no total, 155,9 milhões de eleitores aptos a votar em 2024. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) lideram com o maior número de votantes.
Entre os menores municípios com possibilidade de segundo turno estão Parauapebas (PA), Imperatriz (MA) e Magé (RJ), com cerca de 200 mil eleitores. São Paulo é o estado com mais municípios aptos ao segundo turno, com 30 cidades. Rio de Janeiro e Minas Gerais seguem com 11 e oito cidades, respectivamente.
Nos últimos quatro anos, nove cidades atingiram o eleitorado de 200 mil pessoas, incluindo Camaçari (BA) e Imperatriz (MA). Em contrapartida, Governador Valadares (MG) viu seu eleitorado diminuir, caindo de 213 mil eleitores, em 2020, para 198 mil em 2024.
Fonte: Agência Brasil