A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual de ensino do Paraná registrou um aumento de 13,7% no número de matrículas no segundo semestre de 2024, em comparação com o primeiro semestre. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), o total de estudantes matriculados na EJA subiu de 36.673 para 41.705.
O crescimento também superou o total de matriculados no segundo semestre de 2023, quando 36.908 alunos ingressaram na modalidade. De acordo com o secretário de Educação, Roni Miranda, a introdução do modo semipresencial, iniciado em julho de 2023, foi um dos principais fatores para esse aumento. O modelo permite maior flexibilidade, com a presença exigida apenas uma ou duas vezes por semana.
Benefícios da Modalidade Semipresencial
A modalidade semipresencial tem permitido que trabalhadores com horários alternados ou responsabilidades familiares retomem seus estudos de forma gratuita e flexível. Segundo Miranda, 75% dos estudantes da EJA EAD são novos na rede, destacando o impacto positivo dessa adaptação.
A EJA é oferecida gratuitamente em 250 instituições estaduais no Paraná, com turmas organizadas semestralmente. A modalidade permite a conclusão do Ensino Fundamental Fase II em dois anos e do Ensino Médio em um ano e meio. Matrículas podem ser feitas durante todo o ano.