Na última semana, foi realizado o Seminário de Cooperação Pedagógicas com Municípios, promovido pelo Governo Estadual, onde foi apresentado o protocolo de intenções para ampliação das estratégias educacionais do Programa Educa Juntos.

Implementado no final de 2020, o programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) que tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a Educação Infantil.

No ano passado, o município de Colombo teve atuação destacada no programa, garantindo a inclusão de sete escolas no Livro de Registro de Chamada On-line do Paraná para os municípios. Entre os conteúdos deste sistema, está a possibilidade de os professores realizarem também os planejamentos de acordo com os temas definidos e disponibilizados dentro desta ferramenta.

Além disso, o município participou também da programação estadual de matemática, com a professora Alexandra Siqueira da Costa, da Escola Municipal Jardim das Flores, sendo premiada pelo seu planejamento, garantido que outras cidades do estado tenham acesso aos conteúdos produzidos por Colombo.

No evento também foram apresentadas as ações desenvolvidas no ano de 2021 em apoio à educação municipal no Paraná, e o que será desenvolvido durante o ano letivo de 2022. Entre as iniciativas estão a formação continuada, fornecimento de material didático e de ferramentas tecnológicas que auxiliam no dia a dia das escolas.

“Estamos transformando a educação do Paraná numa educação moderna, necessária para os dias de hoje. Só com a educação transformamos um país. Somos o estado que mais tem universidades estaduais no Brasil, temos 26 mil doutores no nosso estado. E precisamos fazer com que a nossa educação básica cresça na mesma proporção. Queremos o Paraná como Estado inovador, para que tenhamos condições de competitividade no mercado externo”, disse o vice-governador Darci Piana.

Compartilhe nas Redes Sociais: