Categories: DestaqueLocal

Educação qualifica professores do Ensino Especial em Colombo

A Secretaria de Educação de Colombo, através da Coordenação de Avaliação Educacional (CAEC), elaborou um planejamento de ações voltadas à Educação Especial na rede municipal de ensino, com o objetivo de qualificar os envolvidos no cotidiano escolar.

Segundo a coordenadora da CAEC, Maria Cristina Vidolin, o planejamento priorizou a atenção para alunos, pais e responsáveis. “Precisamos mudar o pensamento dos profissionais. Desde quem abre o portão da instituição, quem faz a limpeza dos espaços, os educadores até aos assistentes. Para isso, preparamos conteúdos informativos com intuito de conscientizar, dividir experiências e didáticas, visando favorecer a criação de vínculo dos profissionais com os alunos”, explicou.

Na primeira semana de aula serão lançados dois vídeos informativos aos profissionais. O conteúdo produzido também estará disponível em formato e-book. O primeiro vídeo disponibilizado vai ressaltar elementos fundamentais da educação especial, como a empatia, a responsabilidade e o amor, além de solicitar aos profissionais que realizem um mapeamento de informações das necessidades de cada escola e CMEIs.

Já a temática do segundo vídeo é a construção de vínculo dos profissionais com os alunos. “O vínculo facilita a aprendizagem, permite o educador conhecer melhor o aluno e suas necessidades e abre as conexões da comunicação entre o profissional e o estudante. Com isso, o professor consegue conhecer as dificuldades, os desafios e habilidades individuais de cada aluno, além das expectativas dos pais e responsáveis”, detalhou Maria.

Capacitação de profissionais

Além da ação específica à Educação Especial, todos os educadores, gestores e profissionais da Educação do município estão passando por cursos de capacitação em diferentes áreas para desenvolvimento de atividades diárias, que visam o melhor atendimento às famílias e aos estudantes, incluindo protocolos sanitários e de prevenção contra a Covid-19, ainda que o ano letivo em Colombo, que se inicia no próximo 1º de março, dará seus primeiros passos de forma remota.

Segundo a Secretaria de Educação, assessoras do ensino fundamental e infantil irão trabalhar em conjunto com as assessoras da educação especial, atendendo aos alunos e famílias, elaborando tarefas diversificadas de acordo com as necessidades de cada aluno.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

View Comments

  • Fico muito feliz com a decisão do nosso secretario da Educação. Sou uma professoras apaixonada pela Educação em Colombo.

Recent Posts

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

5 horas ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

8 horas ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

10 horas ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

12 horas ago

AÇÃO SOLIDÁRIA DESTINA PARTE DO SEU IMPOSTO DE RENDA PARA AUXILIAR AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Contribuintes têm a oportunidade de auxiliar as vítimas das recentes inundações no Rio Grande do…

13 horas ago

CAIXA LIBERA ABONO DO PIS/PASEP NASCIDOS EM MAIO E JUNHO

  A partir do dia, 16, cerca de 4,4 milhões de trabalhadores com carteira assinada…

13 horas ago