Fazer um curso técnico ou profissionalizante tem se mostrado uma porta de entrada para o mercado de trabalho no Paraná. Em 2023, 20 mil estudantes da rede estadual ingressaram no mercado ainda durante os estudos. Neste Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, celebrado em 23 de setembro, a Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR) destaca histórias de alunos que já colhem frutos dessa modalidade de ensino.
Neste ano, 32% dos estudantes que ingressaram no Ensino Médio escolheram cursos técnicos, enquanto a média nacional é de 11%. A expectativa da Seed-PR é que esse número suba para 41% até 2025. “Com parcerias como o Senai-PR e o setor produtivo, já temos 22 mil contratos de trabalho em andamento em 2024, com previsão de ultrapassar os 30 mil”, afirma Daiane Fraile, chefe do Departamento de Educação Profissional da Seed-PR.
Gabriela Valaski Gonzalez, 17 anos, estudante de Administração de Empresas em São José dos Pinhais, já trabalha como estagiária administrativa. Para ela, o curso técnico facilitou o acesso ao mercado. “Os recrutadores gostaram do meu currículo por estar na área que estudo, o que tornou a contratação mais rápida”, explica Gabriela, que sonha em cursar Design de Moda.
Outro exemplo é Natanieli Machado da Cruz, 15 anos, do curso de Marketing no Colégio Cívico-Militar Lamenha Lins, que encontrou sua paixão quase por acaso. “Escolhi o curso apenas porque era no horário da manhã, mas me encantei pela área. Hoje, já trabalho e invisto em cursos complementares”, conta Natanieli.
Entre os destaques da Seed-PR, a Educação Profissional se consolida com 44 cursos técnicos e outros 34 integrados ao Ensino Médio em 708 escolas do estado. Mariana Marques Flores, também estudante de Marketing no Lamenha Lins, foi contratada para trabalhar em outra área, mas rapidamente alocada no setor de comunicação por conta de sua formação. “Hoje, ajudo na produção de vídeos e campanhas, desenvolvo minha criatividade e já sei que quero seguir na área de comunicação.”
O Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, criado pela Lei 11.940 de 2009, é uma homenagem à fundação das primeiras escolas de Aprendizes Artífices, em 1909, durante o governo de Nilo Peçanha.
Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…
A Black Friday pode ser uma grande oportunidade ou um risco para os negócios. Descubra…
O desejo de ouvir o Hino da Bandeira cantado por um coral de crianças …
Relatórios indicam queda no número de apreensões, atribuída a políticas mais rígidas de controle de…
Obras e equipamentos públicos transformam municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O Governo do…
Edital da Seap e Deto oferece veículos recuperáveis e sucatas em leilão online com visitação…