Em celebração ao Dia da Liberdade Religiosa, que será comemorado neste domingo (25), a Prefeitura de Colombo promoveu, na manhã desta sexta-feira (23), um encontro com lideranças de diferentes tradições religiosas no auditório da Regional Osasco. O evento, intitulado Café Comemorativo à Liberdade Religiosa, reforçou o compromisso do município com a promoção do respeito, da dignidade e da igualdade entre todas as crenças. O Jornal de Colombo acompanhou a ação que começou às 9h — veja imagens, abaixo.

O encontro reuniu representantes de diversas expressões de fé, além de secretários municipais como Elis Lazarotto (Assistência Social), Marinei Vidolin (Cultura e Igualdade Racial) e Cláudia Polli (Mulher, Família e Direitos Humanos). A proposta, segundo o Secretário de Governo, Professor Alcione, foi fortalecer o diálogo inter-religioso, a escuta e a construção de uma sociedade mais justa, plural e acolhedora.

“Nós não podemos cerrar os nossos olhos diante de situações complexas como essas. Então, a partir do momento que nós entendemos a complexidade das situações de uma cidade e de um povo, e colocamos amor, inteligência, vontade política e vontade de grupo, a gente transforma. (…) Estamos no núcleo da gestão. E ela se torna uma ferramenta para que cada comunidade nossa possa fazer a diferença”, destacou, durante o discurso feito aos presentes no evento.

A Prefeitura afirmou que o evento foi feito para reforçar que todas as vozes e crenças têm espaço, refletindo um município comprometido com os princípios da diversidade e da liberdade religiosa em Colombo.

“Isso que eu quero, que a gente não perca a esperança, que a gente não perca a fé e a vontade de lutar pelas transformações. É isso que nós precisamos. Para a nossa igreja, para a nossa comunidade, para o nosso espaço de trabalho, para o nosso dia a dia. E, a gente se juntando, pode fazer essa grande diferença”, completou Alcione.

Sobre o Dia da Liberdade Religiosa em Colombo — conheça a Lei nº 1.617/2021

A Lei Municipal nº 1.617/2021, sancionada pelo prefeito Helder Lazarotto, assegura o pleno direito à liberdade religiosa no município, combatendo qualquer forma de intolerância, discriminação ou desigualdade motivada por crenças ou convicções. Ela garante a proteção dos direitos fundamentais, tanto no âmbito individual quanto coletivo, permitindo que todos expressem livremente sua fé, seja na esfera pública ou privada.

Entre os princípios estabelecidos pela lei estão: a liberdade de consciência e de culto, o princípio da igualdade, a não confessionalidade do Estado e o princípio da tolerância. Isso significa que nenhuma pessoa pode ser favorecida, prejudicada ou discriminada por conta de sua religião, e que o município se mantém laico, sem adotar ou privilegiar qualquer crença.

Além disso, a legislação também estabelece diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à intolerância religiosa, promoção da cultura de paz e fortalecimento do diálogo inter-religioso. O objetivo da lei é reforçar o compromisso com uma sociedade democrática, diversa e que valoriza a convivência harmoniosa entre todos os credos.


Veja imagens do evento, abaixo:

Compartilhe nas Redes Sociais: