Aconteceu neste sábado, em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde de Colombo, o Dia D da vacinação em combate ao sarampo e a febre amarela. A campanha é nacional, mas é aplicada pela rede municipal de Saúde, que realizou atendimentos das 8h às 17h. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram efetuadas 2.807 vacinas contra o Sarampo, 2.085 contra a Febre Amarela e ainda 309 vacinas contra Hepatite B e Meningite, ultrapassando o número de cinco mil imunizações.
A campanha contra o sarampo teve início no último dia 10 e será mantida até o dia 13 de março. Nas faixas etárias de cinco a 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será feita de acordo com o histórico vacinal anterior, enquanto que para o grupo de 20 a 29 anos a vacinação será de forma indiscriminada, ou seja, independente do histórico vacinal, os indivíduos deverão receber mais uma dose da vacina tríplice viral. “É importante que toda a população esteja atenta as datas da campanha e procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Assim, todos dentro das faixas etárias receberão uma dose de vacina”, disse o secretário da pasta, Antoninho Barth.
No calendário vacinal das crianças menores de cinco anos, será também obrigatória uma dose de reforço contra a Febre Amarela. Para as demais faixas etárias, preconizadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma rotineira em todas as unidades.
Pontos de vacinação
Além das Unidades de Saúde, o município instalou dois pontos de vacinação em outros dois espaços público. O primeiro é na Unidade de Pronto Atendimento do Alto Maracanã. Na UPA haverá um posto fixo, que já está em funcionamento desde a última sexta-feira, 14 de fevereiro e vai até o dia 13 de março, das 16h às 22h. “Instalamos um posto de vacinação com o objetivo de intensificar a campanha contra essas doenças. Além de oportunizar as pessoas que não conseguem comparecer nas Unidades de Saúde do município em horário comercial, considerando a faixa etária preconizada”, destacou o secretário. O outro ponto de apoio instalado pela Prefeitura é no Armazém da Família, localizado na Rua Califórnia, 66, esquina com a Rua Cascavel, no bairro Guaraituba. No local, o atendimento já aconteceu durante o último sábado, 15, e se dará nos dias 29 de fevereiro e 7 e 14 de março, com atendimentos das 8h às 17h.
Sarampo e Febre Amarela
O sarampo era uma doença considerada erradicada, mas desde março do ano passado o Brasil perdeu o certificado de país livre da doença. O sarampo é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida pela tosse, espirro, fala ou respirar próximo de outras pessoas. “É altamente contagioso, pode evoluir para complicações e levar o paciente à morte”, alertou o secretário Antoninho. Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas. Febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente estão entre os principais sinais da doença. Já em relação à Febre Amarela tem aparecido com certa constância em macacos em várias regiões do país. A doença pode ser transmitida aos humanos pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti. Por isso, os cuidados para não proporcionar criadouros do mosquito em casa devem ser intensificados durante o período de chuva e de temperaturas elevadas.