Categories: Local

“Dia D” de vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela acontece em Colombo

O Dia “D” de vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela, com a mobilização nacional das Unidades de Saúde, será realizado neste sábado, dia 15 de fevereiro, das 8h às 17h, nas 25 Unidades de Saúde do município.  “Nossas equipes estarão atendendo a população devido aos surtos que têm ocorrido em alguns estados do país, o governo convocou a campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir a disseminação dessas doenças”, enfatiza o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.

A campanha contra o sarampo iniciou no último dia 10 e segue até 13 de março. Lembrando que nas faixas etárias de cinco a 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação será feita de acordo com o histórico vacinal anterior. Enquanto que para o grupo de 20 a 29 anos a vacinação será de forma indiscriminada, ou seja, independente do histórico vacinal, os indivíduos deverão receber mais uma dose da vacina tríplice viral. “É importante que toda a população esteja atenta as datas da campanha e procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. Assim, todos dentro das faixas etárias receberão uma dose de vacina”, disse Dr. Antoninho.

No calendário vacinal das crianças menores de cinco anos, será também obrigatória uma dose de reforço contra a Febre Amarela, a ação de intensificação contra a doença será feita em conjunto com a vacinação de sarampo. Para as demais faixas etárias, preconizadas pelo Ministério da Saúde, a vacinação será feita de forma rotineira em todas as unidades.

Sarampo e Febre Amarela

Sarampo é uma doença infecciosa, que pode ser transmitida pela tosse, espirro, fala ou respirar próximo de outras pessoas. “Altamente contagioso, pode evoluir para complicações e levar o paciente à morte”, alerta o secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth. Por isso, é necessário ficar atento aos sintomas. Febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente estão entre os principais sinais da doença.

Além disso, o mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti, transmite também a Febre Amarela, e os cuidados para não proporcionar criadouros do mosquito em casa devem ser intensificados durante o período de chuva e de temperaturas elevadas. Lembrando que as duas doenças são preveníeis com a vacinação.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

PARANÁ PROMULGA LEI DO AUTISMO, MARCO LEGAL PARA INCLUSÃO E PROTEÇÃO

O governador Carlos Massa Ratinho Junior promulgou nesta semana a Lei 21.964/2024, estabelecendo o Código…

9 horas ago

COLOMBO/CEP ENFRENTA O UMUARAMA FORA DE CASA PARA MANTER A PONTA DO SÉRIE PRATA DO FUTSAL FEMININO

O Colombo/CEP vai enfrentar o time do AFSU/Umuarama no próximo domingo, dia 5 de maio,…

11 horas ago

ELEIÇÕES 2024: PRAZO PARA TIRAR, TRANSFERIR OU REGULARIZAR O TÍTULO DE ELEITOR TERMINA DIA 8 DE MAIO

O eleitorado tem até o dia 8 de maio para tirar, transferir ou regularizar o…

12 horas ago

BOLSA FAMÍLIA 2024: GOVERNO DIVULGOU CALENDÁRIO DE PAGAMENTO. VEJA COMO SERÁ EM MAIO

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), já disponibilizou…

17 horas ago

01 DE MAIO – DIA DA LITERATURA BRASILEIRA: CONFIRA 4 AUTORES QUE MAIS SÃO COBRADOS NO VESTIBULAR

Hoje (01) é celebrado o Dia da Literatura Brasileira, e um grande número de estudantes está…

2 dias ago

NO DIA DO TRABALHO, DEFENSOR PÚBLICO PEDE REFLEXÃO SOBRE A NECESSIDADE DE ACOLHIMENTO DO TRABALHADOR COM DEFICIÊNCIA

Nesta época em que comemoramos o Dia do Trabalho muito se fala sobre as lutas…

2 dias ago