O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) realizou, na última terça-feira (24), duas ações educativas no calçadão da Rua XV de Novembro e na Praça Osório, no centro de Curitiba. As atividades, que contaram com o apoio da Associação Comercial do Paraná (ACP), das Polícias Militar e Civil, e do Observatório Nacional de Segurança Viária, tiveram como foco a conscientização sobre segurança no trânsito e a visibilidade dos motociclistas.
As ações fazem parte da Semana Nacional de Trânsito de 2024, que ocorre de 18 a 25 de setembro, e tem como tema “Todo mundo precisa ser motoconsciente no rolê”. No Paraná, o foco principal é a conscientização dos motofretistas, mototaxistas e motociclistas, buscando reduzir o número de acidentes e mortes nas estradas e vias urbanas.
No calçadão da Rua XV, foram realizadas pesquisas com a população para avaliar a percepção sobre o uso de aplicativos de entrega e os riscos enfrentados pelos motociclistas. De acordo com a educadora de trânsito Dayana Cavalli, muitos participantes relataram não ter pensado nas condições dos motociclistas. “A pesquisa já faz as pessoas refletirem sobre o assunto”, comentou Cavalli.
Além disso, o espaço contou com brindes em parceria com a rádio 98,9 FM e um cenário instagramável, onde os participantes tiraram fotos com mensagens de conscientização, como “Eu sempre pedalo de capacete” e “Eu não uso celular quando dirijo”. Cavalli ressaltou que essa interação ajuda a engajar a população e promover a conscientização nas redes sociais.
Na Praça Osório, as forças policiais forneceram informações sobre acidentes de trânsito, destacando situações que poderiam ser evitadas, como aquelas causadas por excesso de velocidade. Também foram realizados testes educativos de bafômetro, alertando sobre os perigos da ingestão de álcool ao volante. “Nosso principal objetivo é alertar sobre o alto número de acidentes com vítimas, que destroem famílias, e promover comportamentos mais prudentes”, afirmou o delegado Edgar Santana, da Delegacia de Delitos de Trânsito.
Para Rosineia Deise D. B. Werner, 73, aposentada, essas ações são fundamentais. “Muita gente ainda não faz o que deveria. Talvez essas iniciativas conscientizem mais pessoas. Ainda há quem não valorize o uso de cinto de segurança ou cadeirinha, especialmente os mais velhos, mas essas normas existem para o nosso bem”, declarou Werner.
A programação da Semana Nacional de Trânsito foi encerrada nessa quarta-feira (25), às 17h, com o painel “Compromisso pela Segurança no Trânsito”, no auditório do DER/PR, em Curitiba. O evento reforçou o compromisso do Paraná com a segurança viária e a preservação de vidas.
Parcerias e novos programas na segurança viária
Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Governo do Paraná anunciou a adesão ao programa Bom Condutor, que oferece descontos a motoristas sem infrações nos últimos 12 meses. Em parceria com a Associação Comercial do Paraná, motoristas registrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) poderão receber descontos no comércio. A expectativa é que os benefícios estejam disponíveis até o final do ano, abrangendo até 11 mil empresas no estado.
Outra parceria foi firmada entre o Detran-PR e o Serviço Social do Comércio (Sesc Paraná), prevendo ações conjuntas nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer. O Detran-PR também oficializou a adesão à plataforma gov.br, visando agilizar o acesso aos serviços públicos digitais para mais de 150 milhões de usuários cadastrados.