O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, foi palco de despedidas emocionantes nesta terça-feira (28), quando 95 estudantes embarcaram para o Canadá pelo programa de intercâmbio estudantil Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado do Paraná. Entre os jovens que seguiram rumo à experiência internacional estava Maria Lorrayne Rodrigues, de 15 anos.
Maria, aluna de Ventania, Campos Gerais, emocionou-se ao abraçar o irmão Luan, de 10 anos, no aeroporto. Primeira da família a viajar ao exterior, agradeceu a uma professora que a incentivou a se inscrever no programa.
“Minha professora dizia que eu tinha potencial. Ver minhas amigas postando fotos aumentou minha vontade, mas minha mãe insistiu, sabendo que era uma oportunidade única,” contou Maria.
Para a mãe, Patrícia Magna Domingues, de 35 anos, a partida da filha é um misto de orgulho e saudade. “Ela sempre foi muito esforçada. O irmão vai sentir muito a falta dela, mas precisamos ser fortes. Sabemos que é por um bom motivo,” afirmou.
Os embarques para o Canadá começaram em 25 de janeiro e vão até o dia 31. Nesta etapa, 500 estudantes participam. Em 2025, 1,3 mil alunos viajarão para países como Canadá, EUA, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos transformando o futuro desses adolescentes. Eles voltarão como lideranças em suas escolas e comunidades, com o domínio da língua inglesa,” afirmou.
Isabelly Chaves, 15 anos, aluna de Cornélio Procópio, viajava para Riverview, no Canadá. “Foi um choque ver meu nome na lista. Vou sentir saudades, mas vai valer a pena,” disse animada.
Ellen Lago, 16 anos, de Sarandi, autodidata em francês, japonês e coreano, destacou-se pelo amor aos idiomas. “Queria ser a melhor da sala e sabia que o intercâmbio ajudaria minha carreira,” disse.
Magno Silva Filho, 15 anos, aluno de Ortigueira, vê no Canadá uma chance valiosa. Sonhando com Engenharia Aeroespacial, declarou: “É o melhor lugar para uma experiência enriquecedora.”