Nesta segunda-feira, 18, foi comemorado o Dia Internacional de Museus, e como já é tradicional, teve início a 18ª Semana Nacional de Museus, evento promovido pelo International Council of Museums (Icom). Em todo o país, será possível visitar de forma virtual exposições e atrações museológicas. Há no Brasil, 3,8 mil museus, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Museus. Estão contabilizados espaços públicos, privados, comunitários e também aqueles mantidos por pessoas físicas. No Paraná, três dos principais museus terão uma programação diferenciada para a comemoração do evento, que tem como tema neste ano “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Serão divulgadas palestras, debates e oficinas online, divulgação do acervo, sugestões e compartilhamento de estudos, filmes, artigos e sites relacionados ao tema. As atividades vão até o próximo domingo, 24 de maio. “A Semana de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus para valorizar os museus brasileiros e trazer mais público aos espaços, cativando novos visitantes”, disse a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Inês Kiyomi Koguissi Morikawa. “Infelizmente, a pandemia da Covid-19 e o fechamento dos museus inviabilizaram aproximação física nessa edição, mas isso não impede que possamos nos aproximar de forma virtual”, acrescentou.

No tradicional Museu Paranaense, a programação está concentrada inicialmente no perfil no Instagram (@museuparanaense). Na segunda-feira, o antropólogo Leonardo Campoy falou sobre “As potencialidades das deficiências”; e no dia seguinte, a antropóloga do museu Josiéli Spenassatto apresentou o  “Poder e Silenciamento: o problema da representatividade no acervo antropológico do MUPA”. Nesta quarta-feira, 20, às 18 horas, os dois pesquisadores participam de uma live debatendo as pesquisas apresentadas. 

Já o Museu Oscar Niemeyer (MON) fará mediações, com a postagem de obras do acervo e informações detalhadas, e oficinas online. O objetivo é fazer com que o público também participe, postando fotos que tragam reflexões sobre o tema indicado pela Semana de Museus. As fotos serão repostadas ao final da semana pelas redes sociais da instituição (@museuoscarniemeyer no Facebook e Instagram). Por fim, o MIS (Museu da Imagem e do Som do Paraná) terá postagens nas redes sociais (@misparana no Facebook e @mis_pr no Instagram) todos os dias da semana. A série “Dicas do MIS”, por exemplo, irá apresentar referências de estudo e reflexão dentro da temática do evento, compartilhando links de filmes, artigos e sites.

Compartilhe nas Redes Sociais: