Plataforma multimídia reúne a produção cultural paranaense – Jornal de Colombo

Plataforma multimídia reúne a produção cultural paranaense

Plataforma multimídia reúne a produção cultural paranaense

Na noite da última terça-feira, 22, foi lançado o portal Paraná Cultura (www.prcultura.pr.gov.br), uma plataforma multimídia que reúne parte do trabalho cultural produzido no Estado durante a pandemia da Covid-19. “O Paraná Cultura é um registro de tudo o que os artistas produziram no período de isolamento, que o Estado apoiou por meio de editais

Na noite da última terça-feira, 22, foi lançado o portal Paraná Cultura (www.prcultura.pr.gov.br), uma plataforma multimídia que reúne parte do trabalho cultural produzido no Estado durante a pandemia da Covid-19. “O Paraná Cultura é um registro de tudo o que os artistas produziram no período de isolamento, que o Estado apoiou por meio de editais de incentivo. Mais do que uma vitrine, é também um registro histórico do que foi produzido no Paraná durante a pandemia, como os artistas viram e se expressaram”, afirmou a superintendente estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É a forma de mostrar ao público, agora por meio do streaming, o que foi produzido dentro de casa”. 

São mais de mil vídeos de música, artes cênicas e cinema, além de livros, oficinas e podcasts. O portal também disponibiliza os espetáculos e produções das principais companhias e espaços culturais paranaenses, como peças do Balé Teatro Guaíra e apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná.  “Essa plataforma de streaming vai reunir a produção audiovisual do Estado, dando oportunidade a qualquer pessoa, dentro e fora do País, de acompanhar o que é produzido no Paraná por nossos produtores, cineastas, documentaristas e artistas paranaenses”, afirmou o governador Ratinho Junior, na ocasião.

O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, destacou que a proposta aproxima ainda mais os artistas de seu público. “Tem uma frase que diz que o artista tem que estar onde o povo está. E, nos últimos anos, as pessoas estão migrando para o meio digital, consumindo o conteúdo audiovisual pelas plataformas de streaming”, disse. “E o artista paranaense estará também agora junto com seu público. A ideia do Paraná Cultura é disponibilizar conteúdos de qualidade para a população, que vai prestigiar mais esse espaço”.

A solenidade de lançamento do projeto no Teatro Guaíra, em Curitiba, marcou ainda o lançamento da Bolsa Qualificação – Lei Aldir Blanc 2021. O programa vai ofertar 12 mil bolsas de R$ 3 mil a trabalhadores do setor cultural, além de cursos de qualificação em políticas públicas de incentivo à cultura. O curso de extensão, na modalidade de ensino a distância (EaD), será oferecido Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com vagas proporcionais para cada região do Estado.

Também acompanharam a solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Posts