Orquestra da Câmara celebra a Itália - Jornal de Colombo

Orquestra da Câmara celebra a Itália

Orquestra da Câmara celebra a Itália

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba divulgou nesta terça-feira, 2, um vídeo em homenagem à cultura italiana. A motivação para a apresentação foi o Dia da República da Itália, que tradicionalmente marca a realização do evento Mia Cara, em Curitiba. A exibição foi publicada nas páginas do Facebook da Capela Santa Maria e

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba divulgou nesta terça-feira, 2, um vídeo em homenagem à cultura italiana. A motivação para a apresentação foi o Dia da República da Itália, que tradicionalmente marca a realização do evento Mia Cara, em Curitiba. A exibição foi publicada nas páginas do Facebook da Capela Santa Maria e da Fundação Cultural de Curitiba. A gravação contou com exclusiva colaboração do italiano Roberto Molinelli, na regência, e da russa radicada na Itália Anna Serova, na viola solo. Em virtude da Covid-19, o trabalho foi remoto, feito por cada músico em sua casa, buscando fortalecer, mesmo que à distância, a parceria bem-sucedida com a comunidade italiana. A obra executada é uma orquestração e releitura do compositor Roberto Molinelli sobre temas operísticos de Giuseppe Verdi, escrita especialmente para a Orquestra de Câmara. “Que a música de Verdi, gravada e transmitida nesses formatos tão necessários em tempos de pandemia, enalteça com todos os louvores a República, a cultura e o povo italianos, cuja marcante presença na história de Curitiba enraizou-se nos nossos corações”, disse o prefeito Rafael Greca. “Se podemos criar música juntos, apesar dos milhares de quilômetros que nos separam, é a confirmação de que ela é a verdadeira linguagem universal”, comentou Molinelli.

Parcerias

O evento Mia Cara é uma realização do Consulado Geral da Itália em Curitiba, Embaixada da Itália em Brasilia e Solar do Rosário em parceria com o Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba. A temporada 2020 da Camerata Antiqua de Curitiba tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio da Volvo. Uma realização de Icac, Fundação Cultural, Prefeitura de Curitiba, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Posts