A Prefeitura Municipal de Colombo, por meio do Departamento de Cultura, anunciou um novo edital da Lei Aldir Blanc, legislação federal que tem o intuito de promover uma ajuda emergencial aos trabalhadores da classe artística e cultural, no valor total de R$ 1 milhão. De acordo com o poder público local, serão 100 prêmios de R$ 10 mil e os valores poderão variar conforme o número de inscrições, que abriram no último dia 29 de outubro e estão disponíveis até o dia 12 de novembro. 

A diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolin, orienta que quem produz arte ou trabalha com cultura, deve acessar o edital e ficar atento às orientações, principalmente quanto aos prazos. “Trata-se do repasse de verba mais democrático que já tivemos. Em 2020 foram atendidos 65 agentes culturais e foi gerado para o município diversos produtos que estão disponíveis no canal do Departamento de Cultura no YouTube, ou serão oferecidos à população durante o Festival Aldir Blanc, conforme agenda a ser divulgada pela Prefeitura através da Cultura”, explicou.

Entre as contrapartidas oferecidas pelos beneficiários em 2020, estiveram 22 oficinas práticas dos segmentos do teatro, música, dança, grafite, literatura, artesanato, literatura e cinema; 14 produtos audiovisuais como documentários, roda de conversas, e vídeo-aulas, entre outros. 

Exigências do edital

Entre as exigências para se inscrever no edital de 2021 estão: morar em Colombo, ser maior de idade, comprovar atividade artística há mais de dois anos e propor uma contrapartida que possa estimular a experiência da população em atividades culturais, formar plateia, capacitar ou formar artistas; estimular a economia criativa, o pensamento crítico, propiciar saúde mental, momentos de alegria, lazer e integração social; criar senso de orgulho e pertencimento, melhorar a autoestima e o reconhecimento social; transformar ambientes, criar memórias afetivas, proteger a história, memórias, compartilhar fazeres e saberes, entre tantas outras possibilidades. O edital completo está disponível no link prefeitura.colombo.pr.gov.br/licitacoes

Compartilhe nas Redes Sociais: