Na última sexta-feira, 14, foi inaugurado no Parque São Lourenço, em Curitiba, o Memorial Paranista e o Jardim de Esculturas João Turin (1878-1949), local que reunirá o legado do artista que é considerado um expoente da cultura paranaense.

O espaço é composto pelo Jardim das Esculturas, com obras ampliadas de João Turin; pelo Centro de Criatividade; pelo Teatro Cleon Jacques; pelo Ateliê de Esculturas; pelo Liceu das Artes; pela Loja #CuritibaSuaLinda e pela Capela Paranista, em memória às vítimas da Covid-19. “É indizível a alegria de abrir este local singular, talvez o mais lindo e importante museu do Brasil, e viver este dia. Somos telúricos e o Paranismo reflete a nossa alma, caboclos que daqui somos. Porque faz escuro cantamos, não nos amedrontamos e venceremos”, disse o prefeito Rafael Greca durante o evento de inauguração.

A realização desse projeto envolveu investimentos da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Estado. A Copel doou três das obras ampliadas para o Jardim das Esculturas por meio da Lei Rouanet. Outras 78 esculturas de João Turin em tamanho original foram doadas para o Estado pela família Lago, detentora dos direitos autorais do artista, e também foram cedidas à Prefeitura de Curitiba, sob o regime de comodato. “Para nós, do Governo do Estado, é uma honra fazer parte dos esforços para a consolidação desse importante espaço para a memória da arte paranaense. João Turin fica definitivamente eternizado e os cidadãos e visitantes ganham mais uma opção de passeio que reúne memória, cultura e arte”, afirmou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Compartilhe nas Redes Sociais: