Na última terça-feira, 7, a prefeita Beti Pavin nomeou os membros governamentais e não governamentais do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2020/2021, conforme a Lei 1.285/2012. O órgão tem como objetivo a discussão de políticas públicas no segmento cultural. “O conselho serve para fazer essa ponte entre a sociedade civil, as manifestações culturais e as ações da Prefeitura. Articular junto com o pessoal que promove cultura no município quais são as melhores ações e políticas, gerando uma participação mais democrática”, explicou o historiador Fábio Luiz Machioski, representante suplente do Departamento de Cultura, que teve a diretora Rita Straioto nomeada como membro titular.

Em ordem de titular e suplente, divulgamos a seguir os demais membros governamentais do Conselho. A Câmara Municipal de Colombo será representada pelos vereadores Anderson Prego e Edson Baggio; a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem a representação de Fabiele Silva Beltramin e Fernanda de Almeida Rosa; a Secretaria Municipal de Turismo é representada por Giovani Cavallari e Guaqracyara Nogueira Policarpo; a Secretaria Municipal da Fazenda conta com a participação de Heloisa Valt e Vanise Alves Gonçalves Sarto; a Secretaria Municipal de Ação Social é representada por Júlio César S. Ribas e Josiane Dias Villa Armstrong.

Já os representantes da sociedade civil pertencem a diferentes segmentos culturais, como as artes cênicas, a música, a literatura, as artes plásticas, outras manifestações culturais e populares e a proteção ao patrimônio histórico cultural. Foram nomeados os seguintes cidadãos ligados à cultura: Leonardo Franceschi Ferreira, Ester Schelbauer, Wellington Barz, Matheus Henrique, Silvio Kurzlop, Jefferson Adauto de Oliveira Rodrigues, Valmir Nogueira Lopes, Orlei Da Rocha Rasoto, Rafael Kazubek, Alexander Oliveira Duarte e Rosemari Aparecida De Oliveira. “Temos uma equipe com bastante experiência para fazer com que as políticas culturais do município possam ganhar força”, destacou Machioski.

Na última sexta-feira, 10, foi realizada a primeira reunião do Conselho. O principal assunto em debate foi a promulgação da Lei Aldir Blanc, em que o Governo Federal irá repassar recursos na casa dos R$ 3 bilhões para os trabalhadores do segmento cultural em todo o país. Cada município será responsável pela publicação de editais e pelo posterior repasse desses recursos à população. 

Compartilhe nas Redes Sociais: