O governador Ratinho Junior sancionou nesta semana a Lei Estadual 20.757, que torna o município de Colombo a Capital do Talian no Paraná. O reconhecimento foi proposto pela deputada estadual Maria Victória Barros e teve a aprovação na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

O Talian é um dialeto de origem italiana, especialmente das regiões do Vêneto, Trentino-Alto e Friuli-Venezia Giulia e Piemontes, Emilia-Romagna e Ligúria, e que veio a Colombo junto com os primeiros imigrantes italianos, no final do século XIX. O Talian também é falado em algumas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo.

Em Colombo, as ações pelo reconhecimento e preservação do Talian foram lideradas pelos entusiastas Diego Gabardo, Fábio Luiz Machioski, Maristela Cavassin Reginato e Marta Cavalli Cavassin, e articuladas pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, Venetinel Mondo – Colombo e Museu Municipal Cristoforo Colombo, com o apoio das paróquias N. Sra. do Rosário e N. Sra. da Saúde da Colônia Faria.

O processo de reconhecimento contou ainda com a colaboração do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e dos pesquisadores do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP), que reúne lideranças de Santa Felicidade, tradicional bairro italiano de Curitiba.

Compartilhe nas Redes Sociais: