Para celebrar o Dia do Quadrinho Nacional, a Gibiteca promove nesta sexta-feira, 31, às 19h, o bate-papo “Toda história em quadrinhos é autobiográfica” e o lançamento da HQ “Doce Jazz”, de Myllie Silva e Melissa Garabeli. A partir das discussões do quanto a vida pessoal do escritor influencia suas histórias, a mediadora Myllie Silva questiona como cada autor lida com essa questão na hora de criar quadrinhos. Participam da conversa os quadrinistas e roteiristas Ariel da Cunha, Felipe Baléa, Fulvio Pacheco, Má Matiazi, Melissa Garabeli e Phellip William. O lançamento da HQ “Doce Jazz”, completa a comemoração. A obra conta a história de Elisa, uma jovem que enfrenta dificuldades em adaptar-se a um país novo, mas encontra forças através do jazz.

O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado no dia 30 de janeiro, e remonta ao primeiro registro de um quadrinho lançado no país: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”. Desenhada pelo ítalo-brasileiro Angelo Agostini, as histórias lançadas no ano de 1869 pelo jornal “Vida Fluminense” contam os causos do caipira Nhô-Quim, que parte do interior de Minas Gerais para conhecer a Corte Imperial.

Atualmente a Gibiteca também destaca a produção nacional de quadrinhos na exposição “Catálogo HQ Brasil”, que reúne as melhores narrativas feitas nos últimos 10 anos, acompanhadas de textos explicativos e imagens de cada HQ. Realizada em parceria com a Bienal de Quadrinhos de Curitiba e Embaixada do Brasil em Portugal, a exposição segue em cartaz na Gibiteca até 25 de fevereiro.

Compartilhe nas Redes Sociais: