Foto: Eduardo Taborda - Jornal de Colombo

Foto: Eduardo Taborda – Jornal de Colombo

No dia de denúncia contra o racismo, uma exposição na Casa da Cultura, no Centro de Colombo, trás uma reflexão sobre esta data importante de luta e de lembrança. A exposição do Artista Plástico Gabriel Tobias, morador do bairro Jardim Cesar Augusto, mostra sobre a cultura africana trazendo entalhes de madeira.

A equipe do Jornal de Colombo bateu um papo com o artista, ele conta que a sua inspiração vem das suas raízes familiares. ”Eu comecei quando era pequeno, não na arte africana, eu fazia mais bengala , fio para religião também, quando eu me mudei e vim morar aqui (Colombo) eu não estava trabalhando, ai comecei procurar a arte e gostei, fui procurar quem fazia para aprender mais, e hoje faço a arte na madeira com arte africana”.

O evento prestigiado pelo presidente da Câmara Vagner da Viação, diretora de Cultura Marinei Vidolin, Coordenadora de Igualdade Racial Sara Regina da Silva e servidores, foi um marco da cultura colombense demonstrando que no Dia da Abolição da Escravatura, é necessário lançar um olhar mais amplo sobre os eventos comemorativos.

“Destacar, neste dia, que é de luta por igualdade racial uma exposição de um artista tão jovem, que busca sua inspiração na ancestralidade, na religiosidade do seu povo, e na história dos seus antepassados, é motivo de orgulhos para todos nós colombenses. Só temos a agradecer ao artista Gabriel Tobias”, disse Marinei Vidolin.

A exposição traz carrancas e objetos decorativos e de cunho religioso esculpidos em madeiras. Segundo Gabriel, para a produção da sua arte, ele tem inspiração nas religiões de matriz africana e se utiliza de formões em diversos tamanhos e formatos, além de vernizes e corantes.

Compartilhe nas Redes Sociais: