Os espaços culturais do Governo do Estado seguem fechados para o público em cumprimento ao decreto estadual nº 4.230 de 16 de março de 2020. Entretanto, as equipes seguem trabalhando, produzindo conteúdos para o mundo virtual. As ações vão de atividades lúdicas e educativas para o público infantojuvenil – jogos, contação de histórias, ao compartilhamento de espetáculos de dança e de conteúdo histórico de acervo.

O Museu Oscar Niemeyer (MON), por exemplo, possui seis exposições que podem ser vistas virtualmente na íntegra pela plataforma Google Arts & Culture. São elas: Luz ≅ Matéria; Ásia: a terra, os homens, os deuses; Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas; Irmãos Campana; Não está claro até que a noite caia, da artista Juliana Stein, e Circonjecturas, do artista Rafael Silveira. Além disso, a equipe do MON tem preparado materiais exclusivos para os perfis no Facebook e Instagram.

Já o Museu Paranaense (MUPA) tem criado e disponibilizado jogos para download, voltados especialmente para o público infantil, uma das faixas etárias mais presentes no local. A equipe da Seção Infantil da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), que também se dedica a crianças e adolescentes com diversos projetos diariamente, produziu uma versão virtual da Hora do Conto e da Oficina de Trabalhos Manuais.

O GuaíraFlix também é destaque. O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) está compartilhando espetáculos de grande sucesso do Balé Teatro Guaíra (BTG), como os sucessos O Lago dos Cisnes e O Segundo Sopro. Há ainda as comemorações do cinquentenário do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). Toda a programação agendada para a ocasião, com a abertura de uma grande exposição, foi adiada, mas uma série de posts nas redes sociais vão contar a história do museu e também servir como um teaser da exposição que está por vir.

Por fim, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) optou por uma combinação inusitada: fotos de acervo com recomendações de prevenção ao novo coronavírus estão sendo postadas em suas redes sociais. As fotografias selecionadas são das coleções Dario Vellozo, Jesus Santoro e Guilherme Glück, e fazem parte do acervo do museu.

Compartilhe nas Redes Sociais: