Instrumento de sopro oriental, feito de bambu, com cinco orifícios e medidas rigorosas – o Shakuhachi é o grande destaque desta quarta-feira (22/1), na Capela Santa Maria. O músico japonês Reison Kuroda desembarca em Curitiba para apresentar um workshop grátis, às 9h e um concerto às 20h.

No concerto O Encontro da Música dos Ventos, Kuroda se junta aos professores de sopro da Oficina de Música de Curitiba, numa mistura de instrumentos e variedades musicais.

Do clássico ao moderno, jazz e improviso, Kuroda percorre o mundo explorando as sonoridades musicais do Shakuhachi. Exatamente isso que o público poderá ver no palco da Capela Santa Maria.

Ao concerto, misturam-se Rogério Wolf (flauta), Joel Gisiger (oboé), Sérgio Burgani (clarinete), Gabriel La Rocca (fagote), Douglas Braga (saxofone), João Egashira (violão) e Milt

Kuroda irá apresentar a tradicional flauta japonesa como elemento integrador das culturas do oriente e do ocidente, a partir de obras de diversos compositores, Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Oushu Sashi – tradicional solo de shakuhachi e O Shakuhachi no Choro, composição de Davi Sartori.

Oficina de Skakurachi

Com 30 vagas, o workshop gratuito é aberto para pessoas que não tocam o instrumento, porém querem conhecê-lo. Serão apresentados os três estilos das músicas tradicionais de shakuhachi e uma nova técnica, que está sendo desenvolvida pelo próprio Kuroda.

O objetivo é promover a troca de conhecimentos e experiências desse instrumento. A inscrição pode ser feita no local.

Foto – Divulgação

Compartilhe nas Redes Sociais: