Na manhã da última terça-feira, 16, o cônsul-geral da Itália em Curitiba, Salvatore Di Venezia, realizou uma visita oficial ao município de Colombo. NA ocasião, o diplomata conheceu o Museu Cristóforo Colombo, a Casa do Imigrante Italiano no Bosque da Uva e, depois, durante a visita à Casa da Cultura, foi recebido pelo prefeito Helder Lazarotto, pela primeira dama Elis Lazarotto e pelo vice-prefeito Professor Alcione. O grupo acompanhou a entrega oficial de exemplares do livro “As curiosas palavras de Nona Dete”, um compilado da produção de seis autores que se dedicam ao resgate da cultura e tradição italiana em Colombo.

Segundo a diretora de Cultura, Marinei Vidolin, esta produção, que é um dos produtos da Lei Aldir Blanc em Colombo, será ferramenta de trabalho nas escolas Cristóvão Colombo, João José Gasparin, Irmã Maria Antonieta Farani, Antônio Costa, Padre Ângelo Alegrini e Imbuial da Roseira.

Durante o evento, o cônsul Salvatore Di Venezia, demonstrou o interesse do Consulado em levar a outros municípios, a produção colombense. Ele também demonstrou a intenção de estabelecer novas parcerias com o município em outras áreas da cultura italiana.

O prefeito Helder Lazarotto destacou a importância da obra dos autores. “É o conhecer respeitando a história de cada povo, é a busca por apresentar algo novo sem diminuir, sem retirar o que de fato existe. Só temos a agradecer ao empenho de cada autor. E que sirva para que outras etnias também possam valorizar também as suas tradições e culturas”, afirmou. 

Com informações da Assessoria PMC

Compartilhe nas Redes Sociais: