Conselho de Cultura discute crise no setor - Jornal de Colombo

Conselho de Cultura discute crise no setor

Conselho de Cultura discute crise no setor

Na última semana, o Conselho Estadual de Cultura (Consec) promoveu reunião ordinária realizada por videoconferência para a discussão de novas propostas de enfrentamento da crise provocada pela pandemia de Covid-19 no setor cultural. Essa foi a primeira reunião da nova gestão do órgão no biênio 2020-2022, que tomou posse em cerimônia realizada de forma virtual

Na última semana, o Conselho Estadual de Cultura (Consec) promoveu reunião ordinária realizada por videoconferência para a discussão de novas propostas de enfrentamento da crise provocada pela pandemia de Covid-19 no setor cultural. Essa foi a primeira reunião da nova gestão do órgão no biênio 2020-2022, que tomou posse em cerimônia realizada de forma virtual entre o secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, os conselheiros eleitos pela Conferência Estadual de Cultura 2019 e os indicados pelo poder público. 

“O papel do conselho é exercer o controle social das ações da pasta, manter esse equilíbrio e diálogo, proporcionando cada vez mais transparência e um resultado mais positivo para a nossa cultura paranaense e brasileira”, afirmou Debiasi.

Durante o encontro virtual também foi escolhida a mesa diretora do conselho: João Evaristo Debiasi é o presidente, tendo como secretária-geral e secretária executiva, respectivamente, as servidoras da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura Elietti Vilela e Franciele Bernabé,  reconduzidas aos cargos que já ocupavam na gestão anterior. Outra definição foi o calendário anual de reuniões ordinárias, que serão realizadas a cada dois meses e as datas previstas para as próximas reuniões são 28 de julho, 29 de setembro e 24 de novembro de 2020. Entre os principais tópicos em pauta já para a próxima reunião estão a regulamentação do artigo 22 sobre o repasse fundo a fundo, presente na Lei 20.197 que institui o Sistema Estadual de Cultura, e as estratégias para implantação dos Sistemas Municipais de Cultura (SMC).

Na sexta-feira, 29, uma segunda reunião, dessa vez extraordinária, foi realizada para tratar sobre o Pacote de Medidas de Apoio e Fortalecimento do Setor Cultural, lançado no início do mês. São membros titulares do Consec: João Evaristo Debiasi (Presidente), Anna Paula Zétola, Caetano Pires Tossulino, Caio Júlio Cesaro, Deivid Carlos Santos Lima, Dheferson dos Santos Ferreira, Doraci Senger Luy, Dorival Ferreira Torrente, Eliane Somacal Gauze, Elietti de Souza Vilela, Fernando Rohnelt Durante, Gehad Ismail Hajar, Gilmara Gastaldon Piantá, Giovanni Amaral Consenza, Harrison De Camargo, Helcio Luiz Wendler Kovaleski, Joaquim Rodrigues Da Costa, Laércio Lopes de Araújo, Leonardo Franceschi Ferreira, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, Maristela Massaro Carrara Bruneri, Norbert Heinz, Paulo Ricardo Opuszka, Pedro Augusto Pereira Gonçalves, Rafael Torrente, Rosane Kaminski, Sérgio Marcos Krieger, Silvio Kurzlop, Solange Cristina Batigliana, Solange Straube Stecz, Soraya Lucas Amaral e Thatianne André Da Silva.

Criado em 2012, o Consec é um órgão colegiado da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura composto por representantes da sociedade civil e do poder público com o objetivo de garantir a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura para o Paraná.

Posts