O Departamento de Cultura de Colombo, através da Coordenadoria de Igualdade Racial do município, preparou para este mês de novembro, considerado o da Igualdade Racial (e também o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra), uma programação voltada ao debate da cultura afro-colombense.

De acordo com a diretora de Cultura, Marinei Vidolin, a ação específica do mês de novembro, é um ponto de partida para a promoção contínua de atividades relacionadas ao tema da igualdade racial. “A ideia é construir um espaço solidário que promova e valorize as tradições afro-colombenses. Com este projeto, vamos estabelecer um grupo organizador que desenvolva estudos e atividades durante o ano de 2022”, afirmou.

A coordenadora de Igualdade Racial, Sara Regina da Silva, convidou a população colombense a fazer parte da programação, que já teve início no último dia 10. “Nosso convite é para que todos estejam preparados e de mangas arregaçadas para fazer parte desta transformação no jeito de pensar, agir e experimentar múltiplos conhecimentos, outras linguagens, ritmos, cheiros, sabores e saberes que moldam a sociedade”, disse.

Programação

No dia 20, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, acontece a Feira de Cultura e Gastronomia Afro-Colombense com artesanato, comidas, apresentações artísticas e outras atividades, das 9h às 17h, na Av. Espírito Santo, próximo ao Colombo Park Shopping, no trecho sem saída. Na mesma data, pela manhã, acontece a formação e debate com o tema “Educando para a igualdade”, com transmissão pelo YouTube. É possível se inscrever gratuitamente pelo link: https://forms.gle/GxuZ3rWR6CH1XiaK6.

Desde o último dia 10 até a próxima sexta-feira, 19, estão sendo promovidas rodas de conversa sobre Igualdade Racial nos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Nesta quinta-feira, 18, será realizado o ato de entrega do título de Cidadão Honorário para o Babalorixá Jorge Kibanazambi, às 19h, com transmissão no Canal da Câmara Municipal no YouTube.

Outras iniciativas, como exibição de filmes temáticos, rodas de leitura, apresentações culturais e artísticas, também estão previstas em locais como o CEU das Artes. A programação completa pode ser conferida no site prefeitura.colombo.pr.gov.br.

Compartilhe nas Redes Sociais: