O Dia Nacional de Combate ao Fumo será celebrado pela Camerata Antiqua hoje (29), às 10h30, com uma manhã de palestra e concerto gratuitos. A programação acontece na Administração Regional da CIC e contará com a presença do médico Alan Christian Niemies e da maestrina Mara Campos.

A ação tem como objetivo conscientizar as pessoas a respeito dos riscos do tabaco e mobilizar a população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais. Dicas e informações sobre como largar o vício serão explicadas por Niemes.

No concerto serão executadas obras eruditas, como Jesus Bleibet Meine Freude, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), e Hallelujah, de Georg Friedrich Händel (1685-1759).

“Queremos ficar próximo da sociedade e levar música e alento, possibilitando uma forma melhor de enxergar a vida”, diz Francisco Freitas, da Orquestra de Câmara.

Programa

A atividade faz parte do Música pela Vida, programa que integra o calendário da Camerata desde 1990. A ação bem-sucedida teve o número de concertos dobrado neste ano. Em 2018, quatro hospitais receberam o programa, em 2019 o número aumentou para oito e as palestras temáticas foram inseridas na programação.

“A intenção é democratizar o acesso à música”, explica Marino Galvão Jr, diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), órgão que administra o grupo. “Estamos cumprindo um papel de aproximação do público com a música erudita, no qual muitas vezes existem barreiras que parecem intransponíveis”, disse.

Essa é a segunda atividade desta temporada que destaca data comemorativa. A primeira foi no Dia Mundial do Doador de Sangue, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Outras datas que serão lembradas ainda neste ano são o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o Dia Mundial do Diabetes.
Serviço: Camerata Antiqua – Música pela Vida

Dia Nacional de Combate ao Fumo (concerto e palestra)
Data e horário: quinta-feira (29/8), 10h30
Local: Administração Regional da CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)
Entrada gratuita

Compartilhe nas Redes Sociais: