Biblioteca Pública retoma eventos culturais para adultos e crianças - Jornal de Colombo

Biblioteca Pública retoma eventos culturais para adultos e crianças

Biblioteca Pública retoma eventos culturais para adultos e crianças

A Biblioteca Pública do Paraná realizou no último sábado, 11, a retomada dos eventos presenciais, com a quinta edição da Festa Literária da BPP. O evento contou com atrações gratuitas nas áreas de literatura, música, cinema e artes gráficas. Iniciada às 10h, com uma sessão de cinema, a programação terminou no fim da tarde, com

A Biblioteca Pública do Paraná realizou no último sábado, 11, a retomada dos eventos presenciais, com a quinta edição da Festa Literária da BPP. O evento contou com atrações gratuitas nas áreas de literatura, música, cinema e artes gráficas. Iniciada às 10h, com uma sessão de cinema, a programação terminou no fim da tarde, com um show da Banda Mais Bonita da Cidade, que reuniu adultos e crianças no hall do edifício histórico localizado no centro de Curitiba. “A 5ª Flibi mostrou que a Biblioteca Pública do Paraná é um espaço vocacionado para o encontro. Contamos com a dedicação da equipe da BPP e com a presença entusiasmada do público que nos prestigiou e fez com que a festa fosse um sucesso”, destacou o diretor da instituição, Luiz Felipe Leprevost.

No momento, a BPP segue com os empréstimos de livros e pesquisas mediante agendamento. “E, a partir de janeiro, estaremos com todos os serviços abertos para a comunidade, inclusive com uma programação cultural intensa para as crianças em férias”, afirma o diretor.

A jornada cultural começou com a exibição da animação Procurando Dory (2016) e distribuição de pipoca para o público. O coral Cantateca, mantido pela BPP, apresentou um repertório composto de canções natalinas e da música popular brasileira. A programação da manhã terminou com uma atividade na rampa de entrada do prédio, onde crianças brincaram e pintaram com materiais cedidos pela Biblioteca.

Às 13h30, o professor Guilherme Shibata — coordenador de literatura da rede de colégios Bom Jesus e um dos criadores do canal do YouTube Palavrão — ministrou a palestra “Por que Você Deve Ler Hoje?”, sobre o espaço do livro e da leitura no mundo contemporâneo. Mais tarde, às 15h, cinco autores de diferentes gêneros, gerações e bairros da cidade declamaram seus poemas e interagiram com o público no evento “Roda de Poetas”.m Encerrando a Flibi 2021, A Banda Mais Bonita da Cidade faz seu primeiro show presencial desde o início da pandemia.

Durante todo o dia, o público também teve a oportunidade emprestar e devolver livros, renovar o cadastro de leitor e visitar a exposição Curitiba Cultural, do coletivo de artistas Urban Sketchers, com desenhos produzidos na rua e que retratam espaços como Museu Oscar Niemeyer, Bondinho da Leitura, Solar do Barão, Teatro Guaíra e Museu da Imagem e do Som, além da própria Biblioteca Pública.

Posts