Criada em 1973, a Biblioteca Pública municipal conta com um acervo de aproximadamente 15 mil títulos, servindo como um espaço vivo e em constante movimento por onde passam estudantes, pesquisadores, escritores, poetas, artistas e muita gente que busca conhecimento e lazer na literatura e nas artes.

Originalmente, a Biblioteca foi batizada como uma homenagem ao advogado e jornalista Ruy Barbosa, mas atualmente ela é conhecida popularmente como Biblioteca da Sede, já tendo passado por vários endereços do município.

A Biblioteca iniciou na Casa da Cultura, depois foi para o prédio da antiga delegacia, compartilhou espaço com a Escola Abraham Lincoln, mudou para a Rua Zacarias de Paula Xavier e agora, este importante equipamento Cultural está localizado na R. Francisco Camargo, número 124, no centro de Colombo.

Em outubro de 2007, foi criada a Sucursal Maracanã, que ficou por 12 anos abrigada no Colombo Park Shopping. Com cerca de 8 mil títulos, a unidade foi a realização de um sonho dos moradores da região, entre eles o entusiasta pela literatura, escritor e desenhista Silvio Kurzlop, que fez diversas campanhas e doou aproximadamente 5 mil livros para o acervo da sucursal.

A partir de 2019, parte do acervo foi para a Biblioteca da Sede e o restante atualmente compõe o acervo da Biblioteca do CEU das Artes, no Jardim Eucalipto, onde além das atividades de empréstimos e pesquisas, os frequentadores podem participar de diversas outras atividades ligadas à arte e literatura.

Compartilhe nas Redes Sociais: