Na terça-feira, 29 de junho, a Prefeitura de Colombo anunciou que pela primeira vez desde o início da pandemia e as primeiras internações causadas pela doença, a Unidade de Pronto Atendimento amanheceu sem pacientes internados. “Com o esforço e dedicação dos profissionais da saúde, aliados aos cuidados preventivos da população, o Pronto Atendimento do Alto Maracanã iniciou a terça-feira sem nenhum paciente internado devido a complicações da Covid-19”, informou o poder público nas redes sociais. “É um momento muito emocionante para todos nós, que todos os dias damos o nosso melhor para salvar vidas. Pedimos que os cuidados na prevenção contra o vírus continue. Que as pessoas se conscientizem e usem máscara, não se aglomerem e façam a higienização constante das mãos”, comemorou e alertou a gestora da unidade, Sheyla Rodrigues de Oliveira.
O anúncio corrobora uma tendência que pode ser vista nos números que já vinham sendo divulgados. Na última quinzena, o município de Colombo registrou uma diminuição no número de internados. Segundo o boletim epidemiológico mais recente, divulgado no dia 25 de junho pela Secretaria Municipal de Saúde, havia 10 pacientes internados na UPA e 62 colombenses internados em outros municípios. No dia 15 de junho, eram 24 pacientes no Alto Maracanã e outros 65 colombenses nos demais municípios.
Apesar da boa notícia, em contrapartida, houve um aumento no número de casos ativos de Covid-19, o que reforça o alerta da Saúde em relação aos cuidados preventivos. Os registros de casos ativos tiveram um exponencial aumento entre o dia 15 e o dia 25. No dia 15 de junho, eram 681 casos ativos, enquanto no mais recente boletim, já eram 1.584 casos ativos, que são potenciais transmissores da doença. Desde o início da pandemia, Colombo registrou um total de 22.581 casos positivos da doença e 622 mortos.