A prática ilegal de soltar balões continua representando um sério risco para a segurança e o fornecimento de energia elétrica no Paraná, alerta a Copel. De acordo com levantamento realizado, em 2023 foram registrados 62 casos de balões caídos sobre redes e linhas elétricas. Este ano, já foram reportadas 20 ocorrências.
O contato dos balões com a fiação pode causar curto-circuito e desligamentos. Em 2024, seis desligamentos ocorreram em Curitiba e Região Metropolitana, e uma interrupção em Apucarana.
Em abril, um balão alojado em transformador de baixa tensão causou interrupção de mais de duas horas no fornecimento de energia para 62 residências do bairro Portão, Curitiba.
“Suzane Puchta, gerente de Manutenção da Copel, destaca que os balões representam riscos para a infraestrutura elétrica, o meio ambiente e as pessoas, alertando para possíveis incêndios e queimadas.”
A queda de balões pode interromper o fornecimento de energia para milhares. Em 2023, um balão próximo à UPA na Fazendinha, Curitiba, desligou 17 mil consumidores da Copel.
A Copel enfatiza: evite soltar balões. Em caso de queda sobre a rede elétrica, mantenha distância e avise imediatamente. Equipes serão enviadas para resolver a situação.
Após uma das eleições mais acirradas e polarizadas da história, Trump assegura um segundo mandato,…
Assembleia para escolha dos novos conselheiros ocorre no dia 27/11, no CEU das Artes, em…
Casos de diarreia aumentam em 2024, com mais de 389 mil registros e 104 surtos…
Capital do Paraná é o único destino brasileiro na lista dos 30 melhores da Lonely…
Ação da Polícia Civil mira tráfico de drogas e lavagem de dinheiro com bloqueio de…
Campanha Novembro Azul convida homens de Colombo para palestras sobre autocuidado e prevenção, com inscrições…