Favoritos como Coritiba, Sport e Juventude caem, enquanto Red Bull Bragantino e Novorizontino avançam na competição.
A primeira fase da Copa do Brasil chegou ao fim nesta quinta-feira (29) com cinco jogos e algumas zebras inesperadas. Entre os destaques, o Coritiba foi eliminado pelo Ceilândia-DF nos pênaltis, enquanto clubes da Série A e B também deram adeus à competição. Os 20 confrontos da segunda fase estão definidos e acontecerão entre 5 e 13 de março.
No estádio Abadião, o Coritiba, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, empatou por 2 a 2 com o Ceilândia-DF no tempo normal, mas acabou derrotado nos pênaltis por 4 a 2. Com isso, o time paranaense se junta a outras equipes eliminadas precocemente, como Amazonas, América-MG e Cuiabá, todos da Série B.
Além disso, Sport e Juventude, times da Série A, também não passaram da primeira fase. Outra grande surpresa foi a eliminação da tradicional Ponte Preta, que caiu diante do Concórdia-SC ao perder de virada por 2 a 1.
Entre os paulistas, os resultados foram mistos. O Red Bull Bragantino encontrou dificuldades contra o Sousa-PB, empatando por 1 a 1, mas avançou ao vencer nos pênaltis por 5 a 4. Na próxima fase, enfrentará o São José-RS, que superou o Oratório-AP por 3 a 1.
O Novorizontino, por sua vez, garantiu a vaga ao derrotar o Rio Branco-ES por 3 a 1, jogando no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). O time paulista agora enfrentará o Operário VG-MT, que surpreendeu ao eliminar o Sport nos pênaltis.
Já a Portuguesa e a Inter de Limeira não tiveram a mesma sorte. A Lusa foi eliminada pelo Botafogo-PB, perdendo nos pênaltis por 4 a 3 após um empate por 1 a 1 no tempo normal. No Pacaembu, Rodrigo Alves abriu o placar para os visitantes com um golaço de bicicleta, mas Rildo empatou logo em seguida.
A Inter de Limeira também ficou no empate, 0 a 0 com o Vila Nova-GO, mas perdeu nos pênaltis por 7 a 6. O goleiro Halls defendeu a última cobrança e garantiu a classificação do time goiano. A Inter segue sem vencer em 2025, acumulando cinco derrotas e oito empates em 13 jogos. Agora, tentará a reabilitação na Série D do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 13 de abril.