Nesta quarta-feira, 3, foi realizada no auditório da Regional do Maracanã a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Saúde de Colombo. Durante o encontro foram debatidos o quadro atual da Covid-19 no município e o cronograma de vacina de imunização contra a Covid-19, além de ter sido feita a apresentação da nova administração da Secretaria Municipal de Saúde de Colombo, Secretária e diretores; a apresentação dos novos conselheiros (Usuários Trabalhadores de Saúde e Gestores).
Estiveram presentes a secretaria de Municipal de Saúde, Rosalba Vaz Schülli dos Anjos; o diretor do Departamento de Vigilância e Promoção em Saúde, Diogo do Araguaia Vasconcelos; o diretor Técnico de Medicina, José Sebastião da Silva Neto; a diretora do Departamento de Gestão, Marilda França Gimenes Zanoni; a diretora Técnica de Odontologia, Mirian Appel Martins; a diretora do Departamento de Gestão, Sandra dos Santos Barros; a coordenadora de Vigilância e Promoção em Saúde, Daniela Lima e a enfermeira Lourenai Pereira dos Santos Alves.
A reunião também serviu para a aprovação do novo cronograma anual de 2021 das reuniões do Conselho e para a eleição da Composição da Mesa Diretora. A chapa única foi aprovada e assumem a diretoria do Conselho a presidente Marilda França Gimenes Zanoni, o vice-presidente Nilton Luiz Carneiro de Melo, a primeira secretária Maria Aparecida Anselmo e a segunda secretária Rosane do Carmo da Silva.
O Conselho Municipal de Saúde, instituído em Colombo no ano de 2006, é um órgão de caráter permanente, que tem como objetivo exercer as funções deliberativa, normativa, fiscalizadora e consultiva no que se refere às políticas, serviços e ações de saúde no município.
É nessesario com urgência fazer um treinamento com urgência de todos os profissionais de saúde de todos os cargos.em relação ao atendimento da população transgênero do município tem enfermeira que não sabe oque uma pessoa trans e não tem nenhum conhecimento sobre a lei federal do nome social tem agentes de saúde que não sabem fazer o cartão do SUS com o nome social e nessesario por um banner nas paredes das unidades de saúde com todos os direitos da população transgênero colombense.