A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed) anunciou que mais de 1.100 professores e pedagogos aprovados no último concurso público serão convocados a partir da próxima semana para apresentar a documentação necessária para a nomeação no Quadro Próprio do Magistério. O comunicado foi feito pelo secretário da Educação, Roni Miranda, na última quarta-feira (2).
A lista dos convocados será divulgada em breve no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela realização do concurso. Os candidatos poderão consultar o edital completo, informações sobre as etapas do processo seletivo e orientações para a nomeação na mesma página.
Os novos convocados se juntarão a 2.301 profissionais que já foram nomeados este ano, totalizando 3.401 novos docentes para a rede estadual de ensino paranaense. Os primeiros 1.195 professores iniciaram suas atividades em janeiro, seguidos por 1.106 que tiveram seus decretos de nomeação assinados em maio.
Segundo Roni Miranda, o concurso realizado em junho de 2023 visou aumentar a disponibilidade de professores nas mais de duas mil escolas estaduais do estado. O secretário destacou que a realização deste concurso era uma demanda significativa, já que o último havia ocorrido em 2013. “Esses profissionais, que atuavam anteriormente por meio do PSS [Processo Seletivo Simplificado], agora terão estabilidade e oportunidades de crescimento na carreira docente”, afirmou Miranda.
Os convocados lecionarão disciplinas como Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Sociologia e Química. As vagas disponíveis são para uma carga horária de 20 horas, mas os candidatos que forem aprovados em dois cargos — seja em docência ou um para professor pedagogo — poderão trabalhar 40 horas semanais.
Além dos novos professores concursados, o Governo do Estado segue contratando profissionais por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS). As provas mais recentes foram realizadas no último domingo (29) em várias cidades do Paraná. O edital é válido para o ano letivo de 2025, com possibilidade de prorrogação até 2026, e prevê a contratação de até 30 mil professores.