Estadual

COMÉRCIO VAREJISTA NO PARANÁ CRESCE 4% NO PRIMEIRO QUADRIMESTRE DE 2024

As vendas do comércio varejista no Paraná registraram um aumento de 4% entre janeiro e abril de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento foi impulsionado pelo setor de material de construção, que teve um aumento de 14,5% nas vendas. Outros setores que se destacaram foram os de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, junto com móveis (13,7% cada), e veículos, motocicletas, partes e peças (12,3%). Em seguida, aparecem outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,1%), hipermercados e supermercados (8,8%) e móveis e eletrodomésticos (8,7%).

O avanço nas vendas no Paraná também refletiu na receita, que cresceu 6,6% no acumulado do ano de 2024 em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho coloca o estado em segundo lugar na região Sul, atrás do Rio Grande do Sul (7,2%) e à frente de Santa Catarina (4,9%).

Na comparação mensal entre abril e março, o volume de vendas no estado cresceu 1,4%, superando a média nacional de 0,9%. Esse é o sétimo melhor resultado do Brasil e o melhor da Região Sul, onde Santa Catarina teve um recuo de -0,3% e o Rio Grande do Sul registrou uma queda de -1%. Nos últimos 12 meses, o Paraná apresentou um aumento de 2,3% no volume de vendas do comércio varejista.

De acordo com a PMC, o comércio varejista ampliado do Paraná, que inclui vendas de automóveis, peças de veículos, materiais de construção e produtos alimentícios, também manteve a tendência de crescimento. Entre janeiro e abril de 2024, o volume de vendas cresceu 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O crescimento no comércio varejista ampliado foi liderado pelo setor de veículos, motocicletas, partes e peças, com aumento de 14,5%, o quinto melhor do país e o primeiro da Região Sul. Santa Catarina e Rio Grande do Sul cresceram 13,9% e 11,5%, abaixo da média nacional de 14%.

No setor de materiais de construção, o Paraná ficou em segundo lugar entre 12 estados, com um aumento de 13,2% de janeiro a abril de 2024. A Bahia liderou com 21,1%, enquanto Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram quedas de -0,4% e -1,2%, respectivamente, abaixo da média nacional de 2,4%.

O IBGE também divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) nesta quarta-feira (12), mostrando um crescimento de 5,6% no setor de serviços no Paraná entre janeiro e abril de 2024. O turismo cresceu 5,3% no mesmo período.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Jornalismo Jornal de Colombo

Recent Posts

JORNAL DE COLOMBO PROMOVE 2º ENCONTRO DE ALINHAMENTO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA

Evento reúne autoridades, empresários e comunidade para debater ações e fortalecer vínculos em prol da…

24 horas ago

GRATIDÃO: TINTAS PELICANO PROMOVE CAFÉ DA MANHÃ PARA CLIENTES E PARCEIROS

Loja de tintas em Guaraituba realiza evento especial para agradecer clientes e parceiros pela parceria…

24 horas ago

COLÉGIO CÍVICO-MILITAR VINÍCIUS DE MORAES CELEBRA DIA DA BANDEIRA COM SOLENIDADE

Evento destaca valores nacionais, promove reflexão sobre a identidade brasileira e celebra conquistas educacionais do…

1 dia ago

NATAL SUSTENTÁVEL: APAE ENVOLVE ALUNOS EM PROJETO TRANSFORMADOR

Projeto une criatividade, reciclagem e inclusão com a participação de alunos especiais.   A decoração…

1 dia ago

Edição 2955 – 22 de novembro de 2024

Clique aqui e veja a edição completa.

1 dia ago

COMUNIDADE MARIA IMACULADA CELEBRA 35 ANOS COM FESTA EM HOMENAGEM À IMACULADA CONCEIÇÃO

Evento será realizado no dia 8 de dezembro, com programação para toda a família e…

3 dias ago