A Secretaria de Estado do Esporte participou da primeira audiência pública de elaboração do Plano Decenal do Esporte (2026-2036), parte do programa O Esporte Que Queremos, na tarde da última quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa do Paraná. Foi apresentada a metodologia de construção do plano estratégico da década, que dará sequência ao fim do atual quadriênio (2023-2026). Ela envolve consultas públicas e audiências municipais.

 

O Plano Decenal do Esporte vai conter propostas com base em tópicos: uma Conferência Estadual do Esporte; apoio a esportes olímpicos, esportes não olímpicos, paradesporto e esportes paralímpicos; incentivo a atletas e não atletas, alunos-atletas, praticantes e não praticantes; diagnóstico e construção de base de dados no Paraná; incremento de infraestrutura esportiva e do atendimento aos esportes eletrônicos; valorização profissional; universalização do acesso ao esporte; e violência, fair-play e doping.

 

O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, disse que a política pública do esporte vai ganhar muito espaço nos próximos dez anos. “O Paraná é o estado mais adiantado no Brasil em implementação de processos de apoio ao segmento, seguindo as diretrizes da Lei Geral do Esporte”, afirmou. 

Compartilhe nas Redes Sociais: