Na manhã da última terça-feira (22), data em que foi comemorada o Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou o lançamento do Programa Nascentes de Colombo, que busca conscientizar, preservar e tratar as nascentes que se encontram no território do município.

O programa vai atuar no município identificando as nascentes e cercando os locais a fim de evitar transtornos como a presença de animais domésticos e despejo de estrume. Depois destas etapas, inicia-se a limpeza dos locais, o controle da erosão do solo e na sequência o plantio de espécies de plantas nativas.

O evento marcou também mais uma etapa da recuperação do Lago Tumiri, localizado no Bosque da Uva, que desde julho de 2021 vem recebendo cuidados e tratamento de suas águas. Nesta nova fase, a secretaria de Meio Ambiente, com o apoio de estudantes do município, realizou o plantio de ipês em boa parte da ilha que envolve o lago.

Além disso, também foi realizada a soltura de mais de 70 mil alevinos no local. Milhares de filhotes de lambari, jundiá e carpa-capim foram soltos no ambiente para promover o repovoamento das espécies aquáticas planejada pelo Programa Nascentes de Colombo.

Crianças e adolescentes da rede de ensino de Colombo auxiliaram no plantio de ipês na ilha que envolve o Lago Tumiri (Foto: Guilherme Boller)

“Hoje você vê vida nesse lago! O cuidado com o meio ambiente não se faz através de somente uma ação, mas de várias, e essa é uma das que estamos adotando no município”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima.

O secretário relembrou ainda que o município de Colombo está localizado sobre a área de afloramento do Aquífero Carste, um grande reservatório de água subterrânea que hoje é responsável pelo abastecimento de mais de um terço do volume de água consumida pelo município.

Para ele, a compreensão do cuidado e a valorização de ações de preservação do meio ambiente são apenas os primeiros passos nas medidas desenvolvidas pelo município para o cuidado com a água e o solo.

“Nós conseguimos recuperar a nascente do Lago Tumiri, que estava muito poluída, com essa água parando nas nossas torneiras. Então, a importância de preservar é de todos e é por isso que a gente pede para a população que continue cuidando do nosso ambiente”, salientou o secretário.

Por fim, o chefe da pasta destacou também que as mudas de ipês plantadas durante o evento foram doadas como forma de penalização contra um agressor do meio ambiente. “Hoje, nós estamos adotando a seguinte estratégia: quando é feita uma notificação por algum ato que agrediu o meio ambiente, estão sendo aplicadas penalizações não em dinheiro, mas sim em contribuições com o meio ambiente, como a plantação de árvores ou a compra de áreas para a preservação ambiental”, explicou o secretário.

Durante o evento também foram realizadas apresentações artísticas por estudantes da rede municipal de ensino, com coreografia e representações sobre o solo e a importância da água para a vida e a produção de alimentos, plantio e colheita de frutas e verduras.

Além do secretário municipal de Meio Ambiente, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do programa o prefeito Hélder Lazaratto, representantes do Poder Público municipal, como vereadores e secretários, além de lideranças religiosas da comunidade local e alunos e professores das redes de ensino municipal e estadual de Colombo.

O prefeito Hélder Lazaratto e o secretário de Meio Ambiente, José Vicente de Lima, também realizaram a soltura de alevinos para o repovoamento do lago (Foto: Guilherme Boller)

Compartilhe nas Redes Sociais: