Redação com AEN
A Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), realizou este mês uma reunião estratégica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro serviu para avançar na discussão sobre a finalização do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.
Essa parceria resultou na execução de obras estruturantes e na elaboração de projetos de engenharia rodoviária e ferroviária que vão moldar o desenvolvimento da infraestrutura do Estado do Paraná pelos próximos anos. Com parte considerável das obras do programa prevista para conclusão no segundo semestre deste ano, técnicos discutiram os encaminhamentos para finalizar a parceria, considerada bem-sucedida.
“O BID é um grande parceiro do Paraná para o desenvolvimento de nossas malhas rodoviária e ferroviária, garantindo o investimento em obras estratégicas e de elevado cunho social, atendendo a demandas históricas da população”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “E foi dentro desse programa com o BID que desenvolvemos a modelagem da Nova Ferroeste, que nos próximos anos vai levar o Paraná a um novo patamar da exportação agropecuária”.
O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná proporcionou um investimento de US$ 235 milhões em obras, projetos e estudos, com a visão de contribuir para o aumento da eficiência e da competitividade produtiva do Paraná a partir do desenvolvimento da infraestrutura e do transporte sustentável, reduzindo o número de pontos críticos de segurança da malha, melhorando os custos de operação de transporte e o tempo de viagem.
CARTEIRA – A carteira de obras do programa inclui, além das pavimentações em Coronel Domingos Soares e Mato Rica, a duplicação da PR-417 em Colombo; a pavimentação entre São Mateus do Sul e Irati; a implantação do Contorno Sul de Wenceslau Braz e do Contorno Norte de Castro; a duplicação da PR-323 em Doutor Camargo e em Umuarama; a duplicação da PR-092 em Siqueira Campos; e a correção dos pontos críticos de alagamento entre São João do Ivaí e Godoy Moreira, entre outras.