Colombo foi palco, nesta terça-feira (6), de mais uma importante reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), presidida pelo prefeito Helder Lazarotto. O encontro, realizado no auditório da Regional Maracanã, reuniu prefeitos de 29 cidades da RMC e vereadores de Colombo, com foco central na segurança pública.
A reunião contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, que destacou a importância de ações conjuntas entre o Estado e os municípios.
Durante a apresentação, ele destacou ações da Secretaria no combate ao crime, como a Operação Cidade Segura, responsável pela queda no número de homicídios, roubos e furtos. Outra ação instituída pela SESP, foi o Programa Mulher Segura que auxiliou a reduzir o número de feminicídios em 18% nas 20 cidades atendidas e que, em 2025, será ampliado para os 399 municípios.
Os investimentos em novas tecnologias também foi um dos assuntos abordados durante o evento. Em 2024, foram comprados cinco novos comparadores balísticos e 27 novos equipamentos periciais para a Polícia Científica do Paraná (PCP), 274 drones utilizados em patrulhamento e situações de busca e resgate, além de materiais tático avançados, como armas de alta precisão e miras holográficas.
“A atuação da Assomec é importante para reforçar o trabalho conjunto por soluções integradas e mais proteção para a população metropolitana”, afirmou o coronel.
Além disso, um dos temas principais da apresentação do secretário foi a integração entre as forças de segurança estaduais e municipais, que resultou em diversas operações conjuntas, reduções dos índices criminais e o aumento no número de apreensões de drogas.
Durante o encontro, o prefeito Helder Lazarotto ressaltou que o trabalho da Assomec tem se destacado pela união dos gestores públicos da RMC em pautas comuns.
“A segurança pública é uma das demandas mais urgentes e é preciso fortalecer esse diálogo com o Governo do Estado para garantir investimentos, estrutura e mais efetivo nas ruas”, pontuou o presidente da entidade.
Outros temas discutidos incluíram o reforço ao patrulhamento em áreas de fronteira entre municípios, a necessidade de equipamentos para as guardas municipais e a articulação de políticas regionais de prevenção à violência.
PRESENÇAS
Além das autoridades citadas acima, também estiveram presentes o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda e prefeitos dos municípios da RMC, além de representantes das Secretarias Municipais, Guardas Municipais, do Corpo de Bombeiros Militar e das polícias Militar, Civil e Penal.
Veja as imagens do encontro, abaixo: