Colombo sediou, nesta terça-feira (6), mais uma importante reunião da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). Realizado no auditório da Regional Maracanã, o encontro foi conduzido pelo presidente da entidade e prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, e reuniu prefeitos das 29 cidades da RMC, além de vereadores e autoridades da área de segurança pública.
O foco central do encontro foi o fortalecimento da segurança na região metropolitana. A reunião contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, que apresentou os avanços da Secretaria no combate ao crime e destacou a necessidade de ações conjuntas entre o Estado e os municípios.
Entre as ações mencionadas, o coronel ressaltou a Operação Cidade Segura, que tem contribuído para a queda dos índices de homicídios, roubos e furtos. Também foi destacado o Programa Mulher Segura, voltado à proteção das mulheres vítimas de violência. A iniciativa, que já atende 20 cidades e ajudou a reduzir em 18% os casos de feminicídio nessas localidades, será ampliada em 2025 para os 399 municípios do Paraná.
Os investimentos em tecnologia foram outro ponto abordado. Em 2024, a Secretaria adquiriu cinco novos comparadores balísticos, 27 equipamentos periciais para a Polícia Científica do Paraná, 274 drones para patrulhamento e busca e resgate, além de armas de alta precisão e miras holográficas.
“A atuação da Assomec é importante para reforçar o trabalho conjunto por soluções integradas e mais proteção para a população metropolitana”, afirmou o coronel Hudson.
Outro destaque da apresentação foi a integração entre forças de segurança estaduais e municipais, que tem resultado em operações conjuntas, redução de índices criminais e aumento das apreensões de drogas.
O prefeito Helder Lazarotto, anfitrião do encontro, destacou a importância da união dos gestores da RMC. “A segurança pública é uma das demandas mais urgentes e é preciso fortalecer esse diálogo com o Governo do Estado para garantir investimentos, estrutura e mais efetivo nas ruas”, afirmou.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda, prefeitos da RMC, representantes das forças de segurança pública.