O 1º Festival de Cinema de Colombo (Fecico) teve início na sexta-feira (09) e se estenderá até sábado (17), no CEU das Artes. Com mais de 40 filmes na programação, o evento abriu com a exibição do longa-metragem “Dois Caipiras em Colombo”, que narra a jornada de dois jovens da zona rural em busca de uma vida melhor na cidade de Colombo.

Organização e Objetivos do Festival

Lennon Augusto, organizador do Fecico, compartilhou a motivação por trás da criação do festival. “O Festival de Cinema de Colombo era um sonho meu. Em Curitiba e Pinhais, há festivais tradicionais, como o Festcine, mas Colombo não tinha nada semelhante. Através da Lei Paulo Gustavo foi possível tornar esse sonho realidade”, afirmou Lennon. Ele ainda destacou a importância de Colombo se tornar um polo cultural, incentivando a produção local de filmes e a realização de oficinas para capacitar novos talentos. “Queremos mostrar que aqui também há oportunidades no cinema e em outras áreas culturais”, concluiu.

Curadoria e Seleção dos Filmes

Yuri Peres, um dos curadores do Fecico, explicou o processo de seleção dos filmes. “Nossa equipe de seis curadores teve a árdua tarefa de assistir a mais de 500 curtas-metragens e 70 longas-metragens para selecionar os 40 curtas e seis longas que compõem o festival”, detalhou. A seleção priorizou a apresentação de um cinema nacional independente e contemporâneo, equilibrando filmes mais tradicionais com outros de linguagens menos convencionais, para proporcionar ao público de Colombo uma visão abrangente do cinema brasileiro. “Temos filmes de mais de 20 estados, representando todas as regiões do país”, ressaltou Peres.

Apoio da Secretaria de Cultura

A secretária de Cultura, Marinei Vidolin, expressou sua satisfação com a realização do festival. “Este é um momento rico e histórico para nossa cultura. O Lennon foi genial em trazer este projeto para Colombo. Estamos orgulhosos e desejamos vida longa ao Fecico”, declarou a secretária. Ela também mencionou a necessidade de maior infraestrutura cultural na cidade, como teatros e salas de cinema, e destacou o potencial cultural de Colombo e da região metropolitana de Curitiba.       

Presenças

Em sua noite de estreia, o Fecico recebeu a presença do prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, acompanhado de sua primeira-dama, Elis Lazarotto, e fez questão de parabenizar a cidade de Colombo, por mais uma conquista histórica em sua cultura.

“Dois Caipiras em Colombo”

O cineasta Samuel Rocha, diretor de “Dois Caipiras em Colombo”, participou da abertura do festival junto com parte do elenco. “A emoção é muito grande, pois nosso filme ainda é inédito. Fazer a abertura do primeiro festival de Colombo é uma honra para toda a equipe”, afirmou Rocha. O filme, que estará disponível no YouTube a partir de 10 de agosto, já despertou o interesse do público para uma possível continuação. “Estamos muito emocionados e motivados a pensar na parte 2”, concluiu o cineasta.

Confira a programação completa do Fecico no perfil do festival, no Instagram (@fecicolombo).

 

           Fotos da galeria: Rogério Duarte

Compartilhe nas Redes Sociais: