Categories: Local

Colombo faz adesão ao Programa de Cidades Amigáveis com a Pessoa Idosa

Na terça-feira, 15 de junho, foi o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em razão da data, na semana passada, o prefeito Helder Lazarotto assinou o termo de adesão ao Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa. “Destacamos desde o início de nossa gestão a importância da acessibilidade de todos nos espaços públicos, e com a assinatura do termo reforçamos nosso compromisso de promover ações e projetos para melhor atender nossos idosos”, afirmou.

O Programa de Cidades e Comunidades Amigáveis com a Pessoa Idosa faz parte de uma rede mundial onde 800 cidades já receberam o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, apenas 12 municípios possuíam esse reconhecimento e Colombo, junto com outros onze municípios, também aderiram ao programa, que tem o objetivo de balizar políticas públicas voltadas à melhor idade.

Assistência Social

Na sexta-feira, 11, a secretária Municipal de Assistência Social, Elis Lazarotto, participou de reunião técnica, em modo virtual, sobre os direitos, mecanismos da rede de proteção e cuidados com a pessoa idosa nas cidades. O encontro virtual teve a presença da Deputada Federal e membro Titular da CIDOSO (Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa) da Câmara de Deputados, Leandre Dal Ponte; do Oficial Nacional da Unidade Técnica da Família, Gênero e Curso de Vida – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, Bernardino Vitoy; da Coordenadora da mesma unidade, Lely Stella Guzmán; da representante da Equipe de Extensão e Pesquisa da UTFPR Campus Pato Branco, Maria de Lourdes Bernartt; e do Coordenador de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, Marcos Aurélio Pelegrina.

Entre as principais questões debatidas, a acessibilidade esteve em evidência. “O acesso do idoso na cidade é de suma importância, visando atender todas as suas necessidades, destacando que Colombo passa a ser uma cidade com uma gestão que se preocupa com o próximo e principalmente com a qualidade de vida e a acessibilidade de todos”, afirmou Elis, que destacou que os equipamentos públicos do município tem passado por uma reformulação com o objetivo de ampliar a acessibilidade, tanto em termo de estrutura quanto no atendimento ao idoso.

A data

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi criado em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES). No Brasil, já são mais de 30 milhões de brasileiros idosos. Em Colombo, estima-se que aproximadamente 10% da população colombense já esteja na chamada terceira idade e há uma tendência de que a população idosa tenha crescimento nas próximas décadas.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

GINÁSIO DE ESPORTE SANTA TEREZA É REINAUGURADO APÓS REVITALIZAÇÃO

A população do bairro de Arruda, em Colombo, recebeu na manhã deste domingo (19), o…

2 horas ago

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

16 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

20 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

2 dias ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago