Categories: Local

Colombo aparece em 30º em ranking paranaense de ‘cidades inteligentes’

Teve início nesta terça-feira, 8, o Connected Smart Cities e Mobility Digital Xperience 2020, evento que trata sobre mobilidade e cidades inteligentes. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o evento nacional foi promovido de forma on-line e durante a Cerimônia de Abertura, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2020. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, com o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

O município de Colombo, com pouco mais de 240 mil habitantes, foi ranqueado, e dentro do estado do Paraná aparece na 30ª posição, entre 36 cidades avaliadas. Colombo teve nota 24,87. Para efeitos de comparação, Curitiba teve nota 36 e aparece como terceira cidade “mais inteligente” do país. Outras cidades metropolitanas como São José dos Pinhais e Pinhais, aparecem em sétimo e décimo terceiro no ranking estadual, respectivamente. 

Entre todas as cidades da Região Sul avaliadas, Colombo aparece em 83º. Nacionalmente, Colombo não aparece ranqueada, destacando-se apenas os cem primeiros colocados do Brasil. No total, oito cidades paranaenses aparecem no Top-100. 

O estudo avalia indicadores de onze principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, mesmos eixos temáticos do evento nacional Connected Smart Cities. O primeiro lugar no Ranking Geral 2020 foi para a cidade de São Paulo. O segundo lugar ficou com Florianópolis; Curitiba completa o pódio seguida por Campinas-SP e Vitória-ES. 

Curitiba também se destacou em indicadores específicos, como o Urbanismo, em que conquistou o primeiro lugar nacional. A capital do Estado também aparece na quarta posição em Governança, em quinto lugar em Empreendedorismo e em sexto em Economia. O prefeito Rafael Greca comentou o desempenho do município. “Os indicadores coincidiram com necessidades que identificamos na cidade e que vêm sendo atendidas, desde 2017, com ações importantes, em especial nas áreas de Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Governança, Empreendedorismo, Economia, Meio Ambiente e Educação. Nestas áreas, saímos de posições intermediárias em 2016 e, a partir de 2017, temos flutuado entre as primeiras posições no Ranking, o que demonstra a efetividade e consistência de nossas ações”, afirmou.

Compartilhe nas Redes Sociais:
Redação JC

Recent Posts

MARCHA PARA JESUS CONCENTRA MILHARES DE PESSOAS NO CENTRO DE CURITIBA

Uma multidão tomou às ruas de Curitiba, na manhã deste sábado (18), para celebrar a…

9 horas ago

COUTO PEREIRA RECEBE DOIS SHOWS DO BRUNO MARS EM TURNÊ PELO BRASIL

O cantor norte-americano, Bruno Mars deve se apresentar em Curitiba nos dias 31 de outubro…

13 horas ago

DISTRITO DE SHAN: O GOSTOSO “SANZI DOURADO”

O distrito de Shan, na Província de Shandong, tem uma comida tradicional listada como um…

2 dias ago

SEMENTES DE TOMATE DO DISTRITO DE SHAN DE SHANDONG VOLTAM DO ESPAÇO

"Essas sementes tinham sido levadas ao espaço! Podemos ver claramente que os tomates que voltaram…

2 dias ago

PARTICIPANTES DA AULA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO FEMININA PARA PAÍSES DO CINTURÃO E ROTA FREQUENTAM AULAS NO DISTRITO DE SHAN, EM SHANDONG

No Centro de Produtos Culturais na vila de Fugang no distrito de Shan, os estudantes…

2 dias ago

SOPA DE CARNEIRO NO DISTRITO DE SHAN TORNA-SE UMA INDÚSTRIA PRÓSPERA

O distrito de Shan, na Província de Shandong, é conhecido por suas cabras verdes na…

2 dias ago