Entre os programas governamentais mais importantes para a manutenção da segurança alimentar e nutricional de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, está o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. O projeto, que tem o objetivo de levar alimentos saudáveis para as famílias e ao mesmo tempo incentivar a economia no campo por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar, foi instituído por lei federal em 2003 e é viabilizado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em parceria com o Governo Federal e o Ministério da Cidadania.
Em 2020, o PAA contribuiu decisivamente durante a pandemia da Covid-19, com um orçamento estipulado em R$ 400 mil reais. Para 2021, já está definido a ampliação deste orçamento, chegando a R$ 520 mil reais, destinados para a compra de alimentos dos produtores colombenses. “Nosso município foi um dos primeiros do Estado a ter garantido um valor de 520.000,00 para execução no ano de 2021. Com certeza essa ação irá continuar a ajudar muito, tanto os produtores quanto na alimentação das pessoas”, avaliou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Marcio Toniolo.
De acordo com a Prefeitua, o planejamento do próximo ano pretende incluir mais famílias e credenciar mais produtores. Atualmente, o programa conta com a participação de 119 produtores e atende 32 entidades socioassistenciais do município. “Desta maneira valorizamos o trabalho do nosso produtor rural e levamos para a mesa da população alimentos fresquinhos e da nossa terra”, ressaltou a prefeita Beti Pavin.