Na tarde desta quinta-feira (13), foi realizada uma reunião pela Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal para discutir, sugerir e alinhar de forma conjunta e integrada medidas educativas, preventivas e de segurança nas instituições escolares de Colombo.
Estiveram presentes nas deliberações os vereadores Professor Roger, Marcos Dumonte, Anderson Prego, Dolíria Strapasson, Joel Bueno, Renato da Farmácia, Nando Silva, Fabinho Bugalski, Nivaldo Jnp e Pastor Carlinhos, o secretário de Administração, Governo e TI, Ademir Garcia, o comandante geral do 22º BPM, Tenente-Coronel Itacir Antônio Alves Pereira, o coordenador do Monitoramento de Controle de Situação da Guarda Municipal, Fabrício Camargo, o delegado titular da Polícia Civil (PCPR), Herculano Augusto de Abreu, o advogado da OAB, Emerson Siqueira e a diretora da Escola Municipal Antonio Costa, Gesiele Toledo.
O secretário de Governo, Ademir Garcia, falou sobre algumas ações preventivas que estão sendo realizadas de forma integrada na cidade. Segundo ele, foi feita a contratação de seis equipes táticas móveis com guardas armados para percorrer todas as escolas do município. Dessa forma, essa ação irá ajudar a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal a garantir a segurança nas instituições escolares. Ademir destacou também que essas ações também são direcionadas aos professores, colaboradores e famílias.
Dentre as ações que serão implementadas de forma emergencial, estão previstas ainda ações como intensificação das rondas policiais nas escolas, ampliação do monitoramento nas unidades e instalação de botões de pânico.
Outro assunto em pauta da reunião foi o alerta sobre o cuidado com a disseminação de boatos e fake news (notícias falsas), que estão ocorrendo recentemente em todo o país. A orientação é para que as pessoas verifiquem primeiramente as informações recebidas, procurem os responsáveis pelas instituições de ensino e as Polícias Civil e Militar, antes de repassar qualquer alarde. A PM informou que toda denúncia é checada, assim como a origem de propagação das informações. Garantindo a preservação do sigilo, a verificação das informações e/ou denúncias podem ser feitas através dos telefones 190 e 181.
Vale destacar que os órgãos municipais também estão à disposição para trabalhar, de forma integrada, com as redes privadas e municipais de ensino de Colombo, estreitando ainda mais a troca de informações, que já vêm acontecendo entre as instituições.
Com o apoio da Guarda Municipal, em breve, será realizado um treinamento educativo e preventivo para os profissionais das escolas, colégios e CMEIs do município para coibir possíveis atos de violência e evitar que situações mais graves ocorram. Nos próximos dias, mais medidas e frentes de atuação multidisciplinares devem ser anunciadas pelo Poder Executivo para fortalecer a segurança no ambiente escolar de Colombo.