Alerta laranja do Inmet prevê chuva intensa, risco de alagamentos e deslizamentos na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral

 

A formação de um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul, próximo à costa da Argentina, está impulsionando uma nova frente fria na região Sul do Brasil. Com isso, a previsão é de mudanças no tempo a partir desta quarta-feira (12), com o retorno da chuva e queda de temperatura. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para temporais no Paraná, com potencial de estragos.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a frente fria associada ao ciclone extratropical pode causar impactos mais intensos no Rio Grande do Sul, mas também afetará o Paraná. O alerta emitido pelo Inmet prevê chuva forte, com volumes entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, aumentando o risco de alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamento de rios, especialmente em áreas vulneráveis.

O aviso é válido até quinta-feira (13) e abrange a região leste do Paraná, incluindo municípios do Litoral e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Segundo o Simepar, a quarta-feira (12) será marcada por instabilidade atmosférica no Paraná, favorecendo a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva, principalmente à tarde. No interior do Estado, as temperaturas continuam elevadas, podendo atingir os 30°C nas regiões oeste, noroeste e norte. Já na capital, Curitiba, o tempo permanecerá encoberto, com possibilidade de chuva entre o final da manhã e a tarde, e temperaturas variando entre 17°C e 25°C.

Especialistas alertam para que a população fique atenta às condições climáticas e acompanhe atualizações dos órgãos oficiais. Em caso de tempestades severas, a recomendação é evitar áreas alagadas, buscar abrigo seguro e não enfrentar enxurradas.

Compartilhe nas Redes Sociais: