As fortes chuvas que caem na Região Metropolitana de Curitiba desde o final da tarde dessa terça-feira (3) voltaram a causar transtornos na Serra do Mar. Novos deslizamentos de terra interditam, mais uma vez, a Estrada da Graciosa. Além disso, Nhundiaquara, em Morretes, transbordou, exigindo que pessoas acampadas na região tivessem que sair às pressas.
A Coordenação Estadual de Defesa Civil informou que algumas casas também foram atingidas pela cheia do rio, mas as famílias já estão recebendo suporte. Não há registro de vítimas, apenas danos materiais. A previsão do tempo, segundo o Simepar, aponta instabilidade n clima ao longo do resto da semana, o que exige cuidados de moradores e turistas que se deslocam para a região da Serra do Mar.
GRACIOSA – Tanto a cheia do rio Nhundiquara como o deslizamento de terra na Estrada da Graciosa foram provocados por uma forte cabeça d’água bem forte. Os pontos de bloqueio estão nos quilômetros 9 e 11 da rodovia, e a interdição de tráfego foi feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) entre os quilômetros 6 e 16, nesta quarta-feira, para limpeza da pista.
O DER ainda informa que, quando esses novos pontos de deslizamento forem liberados, o trânsito ainda seguirá complicado na altura do quilômetro 7, onde o fluxo acontece em sistema de “pare e siga” devido aos trabalhos de recuperação do aterro no local.