A Região Metropolitana de Curitiba, incluindo Colombo, enfrentou entre quarta (4) e esta quinta-feira (5) um período de muita chuva, ventos fortes e até granizo em algumas cidades. O fenômeno foi acompanhado por raios e rajadas que chegaram a 86 km/h na cidade de Planalto, no Sudoeste do Paraná. Na RMC, os ventos ficaram entre 60 e 70 km/h.
Em Colombo e nas cidades vizinhas, a chuva intensa começou na tarde de quarta e se estendeu pela manhã de quinta, trazendo preocupação para moradores e autoridades. Na região, os maiores acumulados de chuva até as 9h foram registrados em Fazenda Rio Grande (34 mm), Lapa (43,6 mm), Rio Negro (36 mm), São José dos Pinhais (35,6 mm) e Guaratuba (39,6 mm). Esses números devem subir até o fim do dia, já que a previsão indicava continuidade das chuvas.
O meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, explica que a tendência é de redução dos temporais na sexta-feira (6). No entanto, o alerta permanece: “No sábado chove mais na metade Sul, e no domingo, na metade Norte do Paraná”, afirma.
O Simepar também registrou grande incidência de raios em cidades próximas, como Guarapuava (926 raios) e Ponta Grossa (555). Na Região Metropolitana, apesar de menor quantidade, os raios foram constantes durante toda a madrugada.
O Simepar alerta para atenção redobrada nas áreas com risco de alagamento, queda de árvores e deslizamentos. A Defesa Civil recomenda que os moradores fiquem atentos aos canais oficiais e evitem sair de casa durante os picos de chuva. Clique aqui e acesse mais informações sobre a previsão do tempo.